Venâncio Aires registra duas mortes por doenças relacionadas à HIV/Aids em 2022

Olá Jornal
dezembro10/ 2022

O mês de dezembro é dedicado à prevenção ao HIV/Aids no Brasil. Em Venâncio Aires ações neste sábado, 10, serão realizadas no posto de saúde central, pelo Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi). O evento terá orientações sobre a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A programação ocorre a partir das 8h.

Neste ano, segundo a coordenadora do Cadi, Solange Sehn, foram identificados 16 novos casos de HIV/Aids no município. O grupo tem acompanhado também o retorno de aumento dos casos em pessoas mais jovens, entre 20 e 35 anos. Além disso, neste ano, foram registrados dois óbitos por doenças relacionadas à Aids, na cidade.

“Tivemos um aumento dos casos positivos no último ano, tanto em homossexuais, quanto em heterossexuais, em uma faixa mais jovem. No ano passado identificamos 24 novos casos de pessoas portadoras do vírus,” comenta.

Segundo a profissional, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o tratamento de saúde adequado. “Nosso foco é o diagnóstico precoce. Os testes hoje são feitos em todas as unidades de saúde. Muitas pessoas já chegam doentes para análise no Cadi. Um pouco desse atraso no diagnóstico se deve a pandemia,” explica.
Dos dois casos de óbito em doenças relacionadas ao HIV/Aids, um foi por diagnóstico tardio e outro abandonou o tratamento.

AÇÃO
Durante a ação deste sábado, 10, serão realizados testes, de forma sigilosa, para diagnóstico de HIV, sífilis e de hepatites B e C. Para fazer as análises é necessário apresentar o documento de identificação. Na oportunidade, também haverá aplicação de vacinas, requisição de exames e orientações. A programação busca estimular o diagnóstico precoce e a compreensão sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Olá Jornal