Venâncio Aires é o primeiro município gaúcho a renovar ciclo do programa Cidade Empreendedora

Olá Jornal
agosto15/ 2023

Uma comitiva de Venâncio Aires, liderada pelo prefeito Jarbas da Rosa, participou nesta segunda-feira, 14, em Porto Alegre, de Encontro dos Municípios integrantes do Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae/RS. Além de assinar novos termos de participação dos municípios no projeto, a Capital do Chimarrão foi o primeiro município gaúcho a renovar seu ciclo no programa, com a implantação de ações estratégicas e políticas de desenvolvimento nos eixos de Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais, Valorização das Empresas Locais, Turismo e Inovação.

A cerimônia de adesão dos novos planos e o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeituras Empreendedoras aconteceu no Salão Nobre da Catedral Metropolitana. Além do prefeito Jarbas da Rosa, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti e o assessor da Pasta, Marcos Hutmann. Atualmente, 85 municípios participam do programa Cidade Empreendedora e Venâncio Aires recebeu destaque por ser o primeiro a concluir seu primeiro ciclo e renovar suas metas pelos próximos dois anos. “Nesse novo ciclo fizemos um contrato totalmente moldado às nossas necessidades e interesses de desenvolvimento. Focamos na qualificação das nossas lideranças e na desburocratização dos processos públicos”, explica o secretário Nelsoir Battisti.

O Programa Cidade Empreendedora estrutura suas ações com base em dez eixos, que atuam no aperfeiçoamento da Gestão Municipal e visam promover engajamento, qualificação e capacitação dos gestores públicos municipais a fim de fortalecer a agenda do desenvolvimento econômico dos municípios e a cultura empreendedora. O prefeito Jarbas da Rosa destacou que o programa é mais uma forma de aproximação da gestão pública com a privada “Os municípios precisam ser eficientes na gestão dos seus recursos e na oferta de serviços. A iniciativa privada é um excelente exemplo de como fazer mais com menos. As capacitações e consultorias em parceria com o Sebrae nos permitirão constante aperfeiçoamento e uma aproximação entre as gestões públicas e corporativas”, resumiu.

Durante o evento estiveram presentes, além de prefeitos e secretários municipais e de Estado, o presidente do Tribunal de Contas do RS, Marco Peixoto, e o palestrante, economista e ex-secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Jr.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal