Vacinação contra a gripe alcança 20,5% de cobertura em Venâncio

Olá Jornal
maio21/ 2021

Até esta sexta-feira, 21, segundo o Portal do Ministério da Saúde, Venâncio Aires aplicou 5.865 doses de vacinas contra a Influenza (Gripe). O número alcança 20,5 de cobertura vacinal. A meta estipulada pelo Governo Federal para o município é vacinas 28.626 pessoas.

Na Capital do Chimarrão o público de idosos, entre 60 e 80 anos é o que mais recebeu imunização, no total foram aplicadas 2.541 doses. Já Crianças de 6 meses a 5 anos totalizam 2.095 vacinas realizadas. Na sequência aparecem os Trabalhadores da Saúde, com 764 doses. O grupo da Gestantes teve 290 vacinados, Professores somam 93 imunizados contra a gripe e puérperas são 79. Ainda na cidade foram aplicadas 3 vacinas em Indígenas.

BAIXA ADESÃO

No Rio Grande do Sul a aplicação de vacinas contra a Influenza alcança 20,9% do público, sendo aplicadas 1.049.508 doses, e a meta é de alcançar pouco mais de 5 milhões. Os indicadores são considerados baixos para o período e a Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância de realizar a imunização contra a gripe sazonal.

A segunda etapa da vacina prevê a imunização de pessoas com mais de 60 anos e professores e se estende até 8 e junho. A terceira fase, de 9 de junho a 9 de julho, é para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativa. Para as pessoas que fazem parte dos grupos indicados como prioritários para a vacina da covid-19, é importante guardar um intervalo de 15 dias entre uma vacina e outra.

Em Venâncio Aires a aplicação das vacinas ocorre nos postos de saúde. Nas Estratégias Saúde da Família (ESFs): Caic, Coronel Brito, Macedo, Santa Tecla, Tabalar, Gressler e Mariante. No centro, as pessoas dos grupos estabelecidos encontram vacinas nos postos de saúde dos bairros Gressler e Santa Tecla. No interior, as unidades de saúde com sala de vacinação que ofertam as doses são de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro e Vila Santa Emília. Já para o Centro Materno Infantil – Posto Central, o imunizante é ofertado exclusivamente para gestantes e crianças.

FOTO: Divulgação/Ministério da Saúde

Olá Jornal