Fiocruz alerta Rio Grande do Sul para indícios de interrupção da tendência de queda de casos de Covid-19

Olá Jornal
maio21/ 2021

O boletim InfoGripe da Fiocruz apontou que o Rio Grande do Sul está entre os estados que apresentam indícios de interrupção da tendência de queda de casos de coronavírus. O Estado já soma mais de 1 milhão de contaminados e mais de 27,2 mil mortes em decorrência da Covid-19. A análise da Fundação, publicada nesta sexta-feira, é referente à Semana Epidemiológica (SE) 19, referente ao período de 9 a 15 de maio.

Outros nove estados receberam o mesmo alerta: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Na contramão, com sinais de estabilização nos casos estão Minas Gerais e Piauí. No entanto, a Fiocruz destaca que em os indícios desses dois estados “não são tão claros”. As demais unidades da Federação apresentam sinal de crescimento. 

O boletim ainda mostrou que no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, mais da metade das macrorregiões de saúde apresentam tendência de crescimento. Ao anunciar o novo modelo de controle da pandemia em solo gaúcho, que prevê protocolos mais flexíveis, o governador Eduardo Leite disse estar monitorando o crescimento de casos de coronavírus no Paraná e também nos países fronteiriços como Argentina e Uruguai. Nesta sexta, há 11 regiões com alertas ou avisos sobre a pandemia no RS. Isso representa mais da metade das áreas. A ocupação de UTIs voltou a apresentar um crescimento, ainda que lento, e está em 80%. 

Com informações Correio do Povo

Olá Jornal