Uso de adubo orgânico nas escolas incentiva alunos no cultivo de verduras

Guilherme Siebeneichler
dezembro09/ 2022

Com as mãos na terra, as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Helma, no bairro Brands, aprendem a cultivar alimentos saudáveis. Os pequenos auxiliam na plantação, no cuidado com as plantas e na venda das verduras e dos legumes cultivados por eles. O projeto foi colocado em prática após o educandário receber das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação o equipamento biodigestor, que utiliza restos de alimentos para a produção de gás e de adubo orgânico, chamado de biofertilizante.

As profissionais da Emei decidiram fazer uma horta, que envolveu os familiares e os alunos através de um mutirão para levar as mudas e fazer o plantio com o uso do adubo orgânico. Conforme a diretora da escola, Janete Cândida Sulzbach Bilo, cada criança também foi convidada a confeccionar um regador com materiais recicláveis. “É muito bacana ver a felicidade deles em estarem cuidando das plantinhas.”

Com o cultivo das verduras e dos legumes, os pequenos promoveram uma feira. A atividade arrecadou valores para aquisição de jogos pedagógicos. Além disso, o adubo orgânico, que é produzido em grande quantidade pelo biodigestor, é distribuído, gratuitamente, para as famílias. Porém, as tarefas voltadas para o meio ambiente não param por aqui. De acordo com a diretora, os alunos também abastecem uma composteira, que contém minhocas, com restos de alimentos para a produção de fertilizante de solo.

“Diariamente a gente se motiva a promover atividades sobre o meio ambiente para que eles aprendam a cuidar do nosso planeta e ter uma alimentação saudável. Também, com as tarefas, os pequenos acompanham o desenvolvimento das plantas com o uso de adubo orgânico”, destacou Janete Cândida Sulzbach Bilo.

CRÉDITO: AI PMVA

Guilherme Siebeneichler