Universidades Comunitárias Gaúchas são tema de Comissão Especial da Assembleia Legislativa

Olá Jornal
abril12/ 2023

Na tarde de terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, ocorreu o ato de instalação da Comissão Especial das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul, com a finalidade de tratar sobre o papel das Universidades Comunitárias e a facilitação do acesso ao Ensino Superior. A atividade contou com a presença de representantes das 14 instituições de Ensino Superior que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). A criação da comissão foi aprovada, por unanimidade, no final de março, após proposição do deputado estadual Rafael Braga (MDB).

A comissão será temporária e terá como objetivo discutir avanços e soluções para as problemáticas das universidades comunitárias, que abrangem todas as regiões do estado. A efetivação e a instalação da comissão foi proferida pelo Presidente da Casa Legislativa do Estado, o deputado Vilmar Zanchin (MDB),

O presidente do Comung e Reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, usou a tribuna para agradecer a oportunidade e o espaço para dialogarem sobre o assunto. “As universidades têm muito a contribuir no desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul. Acreditamos que temos capacidade instalada de educação, pesquisa, extensão e inovação para ajudar no desenvolvimento do estado. Contem com a nossa competência técnica e humana”, pontuou.

O presidente da comissão, deputado Rafael Braga, que é egresso da universidade comunitária, enfatizou que, assim como ele, muitos gaúchos são atendidos e passam pelas instituições. “A história dos municípios e das regiões, e o desenvolvimento econômico crescem junto com as universidades, que mantêm um envolvimento com a comunidade. Se a educação comunitária vai mal, isso reflete naquela região”, afirma Braga. Ele destaca a felicidade de contar com a presença de lideranças das 14 instituições do Comung que mostram a rápida e forte mobilização da entidade.

Além de Braga, que presidirá a comissão, os parlamentares integrantes serão: Jeferson Fernandes (Federação PT/PCdoB), Leonel Radde (Federação PT/PCdoB), Valdeci Oliveira (Federação PT/PCdoB), Joel Wilhelm (PP), Issur Koch (PP), Professor Bonatto (PSDB), Professor Cláudio Branchieri (Podemos), Thiago Duarte (União), Gerson Burmann (PDT) e Delegado Zucco (Republicanos).

O padrinho das Universidades Comunitárias, como é conhecido, o Vice-Governador do Estado, Gabriel Souza, destaca a força das instituições: “As universidades comunitárias são entidades públicas não estatais, são da comunidade e têm como função naturalmente fortalecer o desenvolvimento regional”, finalizou o Vice-Governador.

 Professor do Amanhã

Durante o ato, o Vice-Governador, Gabriel Souza, fez menção ao programa Professor do Amanhã, pauta prioritária das Universidades Comunitárias Gaúchas, que está em fase de elaboração. Com previsão de ser submetido à aprovação na Assembleia nos próximos dias, o objetivo do projeto será adquirir 1 mil vagas de cursos de licenciatura para a formação de novos professores, que é hoje a maior demanda do estado. As bolsas serão adquiridas de universidades comunitárias, já que o Governo do Estado acredita na qualidade e no compromisso das instituições. Souza pediu a atenção da Casa com o projeto de lei e a expectativa é de abertura do primeiro edital ainda neste ano.

Presenças do Comung

Demais Reitores e Vice-reitores das 14 universidades que fazem parte do Comung, também se fizeram presentes: a vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andréia Rosane de Moura Valim; o reitor da Universidade Feevale e 1º vice-presidente do Comung, Cleber Prodanov, juntamente com o professor Gabriel Grabowski; a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e 2ª vice-presidente do Comung, Bernadete Maria Dalmolin, juntamente com o professor Miguel Hethmeier; a reitora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), e tesoureira do Comung, Cátia Maria Nehring, com o vice-reitor de administração Dieter Rugar Sidenberg; o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e secretário do Comung, Gelson Leonardo Rech, com o diretor de Relações Interinstitucionais, Givanildo Garlet; o reitor da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Fábio Dal-Soto e o pró-reitor de graduação Regis Deuschle; o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UcPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior e o chefe de gabinete da reitoria Demócrito Primo Santos; reitor do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho, e vice-reitor Guilherme Cassão Marques Bragança; a diretoria geral do campus de Frederico Westphalen da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Elisabete Cerutti, com o assessor jurídico da reitoria, Gilson Taques Machado e a assessora da pró-reitoria de administração Elizane Tura Pires; o vice-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Artur Eugênio Jacobus; o pró-reitor de administração da Universidade LaSalle (Unilasalle), Vitor Augusto Costa Benites; a reitora da Universidade Franciscana (UFN),  Iraní Rupolo e o diretor de patrimônio Carlos Robalo; o pró-reitor de administração e finanças da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Alam de Oliveira Casartelli; e a reitora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Evania Schneider e vice-reitora Fernanda Storck Pinheiro.

Olá Jornal