Univates inicia atividades na Unidade de Saúde do bairro Gressler

Olá Jornal
novembro04/ 2022

Iniciou o processo de implantação da primeira gestão compartilhada de uma Unidade de Saúde em Venâncio Aires. Através de parceria entre a Administração Municipal e a Fundação Univates, a UBS do bairro Gressler começou a receber profissionais e nova gestão nesta quinta-feira, 03. A novidade vai ampliar a oferta de serviços médicos, odontológicos e de enfermagem no local, além de permitir ampliação do horário de atendimento ao público das 7h30 às 20h, sem fechar ao meio-dia.

O prefeito Jarbas da Rosa e o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, acompanharam o início do processo de transição entre as duas equipes: a que atuava até então na UBS e será realocada para outras unidades com necessidade de profissionais, e a nova, que chega contratada em Processo Seletivo pela Univates. “Acreditamos que, em 15 dias, a nova equipe já estará apta a seguir sozinha o trabalho e os nossos profissionais serão muito importantes em outras unidades. É fundamental destacar que não se trata de uma terceirização. O Município segue com ingerência nessa unidade, mas uma forma moderna que encontramos para qualificar e ampliar os serviços prestados”, explica Tiago Quintana.

Com a gestão compartilhada, a Unidade que contava com 40 horas semanais de serviços médicos, passará a contar com 60 horas. A expectativa é que a unidade amplie em 150 o número de consultas médicas 60 consultas odontológicas a mais por mês.

O prefeito Jarbas da Rosa, que segue atendimento médico voluntário naquela Unidade, acrescenta a expectativa de transformar a UBS Gressler em modelo de gestão compartilhada. “Com a Univates, nossa intenção é ampliar horários e serviços naquela região. Se de um lado da cidade temos a UPA para atendimento fora do turno, queremos caminhar para a implantação de um serviço parecido neste outro lado tão importante e populoso de Venâncio Aires”, revela o prefeito.

A Fundação Univates já realiza a gestão e operacionalização da equipe de atenção básica que atua no Presídio Estadual de Venâncio Aires (Peva), por meio de contrato firmado no mês de março deste ano. Além disso, no Hospital São Sebastião Mártir, dez doutorandos do curso de Medicina da Univates realizam, através de convênio, suas atividades práticas no local.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal