Unisc sedia capacitação do pró-cultura

Guilherme Siebeneichler
agosto19/ 2017

A Unisc receberá na quarta-feira, 23, capacitação do Pró-cultura RS – Lei de Incentivo, Fundo Estadual e audiência pública. O evento ocorrerá no Auditório do Memorial da Unisc, em Santa Cruz do Sul, a partir das 14h, com audiência pública a partir das 16h. A programação é destinada a gestores públicos e agentes culturais dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

O coordenador do Sistema Pró-Cultura, Rafael Balle, explica que o objetivo é divulgar o sistema e como ele funciona. “Queremos também ampliar a participação não somente de produtores culturais mas de artistas e de coletivos como forma de qualificar a oferta de projetos.”

No evento também serão divulgadas as projeções de recursos para os próximos processos de seleção que devem iniciar a partir de setembro. Somente neste ano, foram investidos R$ 35 milhões em projetos via Lei de Incetivo a Cultura (LIC), com incentivos fiscais. No momento, está em aberto edital para prefeituras acessarem recursos do Fundo de Apoio a Cultura no valor total de R$ 2,5 milhões a fundo perdido.

Balle destaca que apesar da crise, os investimentos no Pró-Cultura se mantiveram, o que considera uma conquista. Ao contrário da Secretaria Estadual de Cultura que teve o seu custeio reduzido.

Guilherme Siebeneichler