Unisc abre inscrições para famílias que queiram hospedar um intercambista

Olá Jornal
dezembro28/ 2022

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para famílias que queiram receber um intercambista entre 25 de fevereiro a 10 de março de 2023. Qualquer pessoa da comunidade, independente de ligação com a Unisc, pode participar. Esta será a terceira edição da International School da Unisc, um programa interdisciplinar criado para receber alunos de universidades estrangeiras, parceiras da Unisc. Desta vez, eles irão desenvolver atividades na Universidade relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta edição do International School, é possível acolher um ou mais estudantes durante duas semanas. Haverá a participação de alunos da Alemanha, Colômbia, Equador, República Tcheca, Peru e Polônia. “Para a Unisc, ser uma família de acolhida significa abrir as portas de sua casa para o mundo. É estar disposto a ensinar através da convivência diária, quais são os valores, a cultura, a língua e os costumes brasileiros. Por isso, acolher um estudante significa possibilitar um espaço familiar harmonioso onde prevaleça o espírito acolhedor”, fala a representante da Assessoria Internacional da Unisc, Eveline Baier. 

Eveline salienta também que a família não precisa mudar os hábitos diários em função do estudante. “Deve apenas passar a considerá-lo um novo membro da família. Os estudantes estrangeiros se adaptarão à nova realidade e apresentarão flexibilidade buscando criar vínculos afetivos e duradouros. Acolher um estudante estimula a diversidade cultural e o respeito entre os povos.”

Quem já acolheu dois estrangeiros e vai também querer hospedar, durante o International School, é a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim. Ela conta que a família já recebeu o americano Ian, de Chicago, em junho de 2019; e o alemão Joshua, da Região de Vestfália, em setembro de 2019; que ficaram mais de uma semana com eles. A professora, que tem dois filhos, Júlia e Tiago, conta que a interação, principalmente com os mais jovens, foi muito legal. “Eles faziam inglês e a comunicação era muito mais fluida entre eles. Então, a interação foi ótima.”

Andreia também lembra que a família levou os visitantes para conhecerem vários lugares. “É um troca de cultura, uma experiência que, sem dúvidas, vamos repetir, tanto que nos colocamos como família acolhida para o International School”, diz.

Como se inscrever

Para participar do programa é necessário preencher um formulário de cadastro pelo site unisc.br, na parte dos Destaques clicar em Intercâmbio e, em seguida, Hospede um estrangeiro. A Assessoria Internacional vai considerar todas as informações desse cadastro para identificar e alocar o estudante. A família é informada previamente sobre o estudante que irá acolher e poderá contar com o suporte da Universidade para quaisquer demandas que possam surgir durante todo o período do intercâmbio.

Internacionalização além do campus 

Além da terceira edição da International School, a Unisc recebe intercambistas o ano todo, o que permite a inscrição de famílias de forma permanente. Eveline comenta que a Unisc tem buscado expandir à comunidade as ações internacionais, seja por meio de programas como esse ou por viagens internacionais de estudo, como a de Espanhol, que está com inscrições abertas até 22 de janeiro. Para se inscrever, basta acessar o site da Unisc, na parte dos Destaques clicar em Intercâmbio e, em seguida, XVII Viagem Internacional de Espanhol. 

CRÉDITO: AI UNISC

Olá Jornal