Saúde será prioridade nos trabalhos de Airton Artus como deputado na Assembleia Legislativa

Olá Jornal
dezembro28/ 2022

O ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT), confirmou nesta terça-feira, 27, que irá assumir cadeira do partido na Assembleia Legislativa a partir de fevereiro de 2023. Primeiro suplente, vai ocupar cadeira de Gilmar Sossella, que passa a responder pela Secretario Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Em entrevista ao Olá Jornal no início da tarde desta quarta-feira, 28, Artus destacou que a sua prioridade serão os projetos de atenção à saúde gaúcha.

Segundo o ex-prefeito, é preciso buscar ações para garantir apoio aos hospitais que estão enfrentando crise financeira. “Essa é uma prioridade, precisamos buscar caminhos para estancar a crise dos hospitais filantrópicos, e quero realizar uma interlocução junto ao Estado sobre este tema.”

O agora deputado estadual, durante o tempo em que atuou como coordenador de bancada do PDT na legislatura passada junto ao Parlamento Gaúcho, articulou a criação de lei que garante o direcionamento de ICMS devido por empresas para as casas de saúde. “Queremos aprimorar essa proposta e discutir com os colegas deputados para viabilizar como legislação. É uma forma de ampliar o financiamento dos hospitais, com o apoio das empresas,” explica.

ELETIVOS

Ainda na área da saúde, Artus afirma que é preciso diminuir as filas para procedimentos eletivos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa situação vai além das cirurgias eletivas. São exames de especialidades e da própria oncologia, que chega a ser desumano, e que precisam de atenção. Vamos focar atuação nestes temas,” comenta.

PARCERIA

Depois de quase 30 anos sem representante venâncio-airense na Assembleia Legislativa, a Capital do Chimarrão volta a contar com deputado. Para Artus, a oportunidade garante ampliar as parcerias estaduais com o Município, além de facilitar o acesso aos órgãos estaduais. “Quero facilitar esse contato, garantir audiências e reuniões entre Município e o Governo do Estado. Vamos trabalhar também na atração de novas empresas para Venâncio Aires,” conclui.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul está em recesso parlamentar até o dia 31 de janeiro. Os trabalhos serão retomados em 1º de fevereiro de 2023.

Olá Jornal