Terça-feira tem retorno da chuva e alerta de tempestade para a região

Olá Jornal
novembro28/ 2023

Nesta terça-feira, 28, a instabilidade chega a grande parte do Estado. Uma frente fria se desloca pelo oceano ajudando a canalizar umidade para o território gaúcho e, combinada com a baixa pressão atmosférica, favorece a formação de nuvens carregadas. Dessa forma, a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia na Região Metropolitana, na Serra, no Norte, no Noroeste e na Região Central. Já na Campanha, no Sul e na Fronteira Oeste, a condição é de bastante nebulosidade e pancadas de chuva isoladas.

O alerta laranja do Inmet é válido até as 21h desta terça-feira e aponta que o Norte, a Serra, o Litoral Norte, as Missões, o Vale do Taquari e o Vale do Paranhana podem ter chuva de até 100mm, vento de até 100 km/h e queda de granizo. Existe risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos. Para que se tenha uma ideia, a média do volume de chuva para o mês de novembro nessas regiões varia entre 140mm e 180mm.

A partir da quarta-feira, 29, o sol deve aparecer na maior parte do dia e em grande parte do Estado, intercalado com pancadas de chuva. Um sistema de baixa pressão auxilia no transporte da umidade para áreas do Litoral, Serra e parte do Norte, mas a possibilidade de temporal diminui.

Olá Jornal