Projetos voltados ao fomento da agricultura familiar através de cooperativas são destaque na Consulta Popular

Olá Jornal
novembro28/ 2023

A votação para a Consulta Popular já está em andamento, e uma das propostas destaque busca impulsionar a produção, industrialização e comercialização de alimentos na região através de cooperativas da Agricultura Familiar, promovendo o Desenvolvimento Rural. Se eleita, a Cooperativa de Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova) será uma das beneficiárias dos recursos destinados pelo Governo Estadual. Na cédula de votação, este projeto é identificado como o número 6.

Na busca por estratégias para promover o voto favorável a essa demanda, uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (27) contou com a presença do secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim, da vice-presidente da Cooprova, Mônica Moraes, da presidente do Lyons Clube Melvin Jones, Antoniete Frólio, acompanhada da associada e vereadora Sandra Wagner.

Uma das principais iniciativas da Cooprova é o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) municipal e estadual. “As cooperativas geram renda para as famílias agricultoras e promovem o desenvolvimento econômico e social da região, além de permitir que alimentos locais e de qualidade cheguem aos pratos das crianças em idade escolar”, ressalta a vice-presidente da Cooprova.

O secretário Ricardo Landim destaca a necessidade de investimento e apoio para fortalecer essas atividades. “É fundamental que cada cidadão reconheça o poder do seu voto na Consulta Popular. O voto favorável contribuirá para enfrentar os desafios logísticos e de armazenamento, que a Cooprova enfrenta.”

Para que essa iniciativa se concretize e a comunidade tenha acesso aos recursos disponibilizados pelo governo estadual, é necessário a votação mínima de 5% dos eleitores, cerca de 2.620 pessoas. Nesse sentido, o Lyons Clube Melvin Jones, estará na Praça da Matriz nesta quarta (29), quinta (30) e sexta-feira (1º), auxiliando os interessados a votarem. Para validar o voto é preciso o título de eleitor.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal