Taxa de inadimplência em Venâncio está em 25%, percentual menor que a média estadual

Olá Jornal
agosto05/ 2023

Pelo menos 13.951 consumidores estão com restrições de crédito, por contas em atraso. Atualmente em Venâncio Aires são 55.748 consumidores ativos, segundo dados atualizados pela Boa Vista Serviços, empresa que gerencia serviço de análise de crédito, parceiro da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva). Percentualmente, em um ano, houve crescimento na inadimplência acompanhada pela entidade.

Em julho passado estava em 23,6%. Agora, a taxa está em 25,03%. A principal faixa salarial com restrições de crédito envolve consumidores que ganham até um salário mínimo, representando 50,25%. Na sequência aparecem os consumidores que recebem entre um, até dois salários mínimos, 38,17%.
A faixa etária com maior participação na taxa de inadimplência é de 25 aos 29 anos, representando 13,28%. Na segunda posição está o público de 30 aos 34 anos, com 12,49%.

ESTADO
Os indicadores de Venâncio Aires estão mais baixos que a média estadual. No Rio Grande do Sul pelo menos 2.765.309 consumidores estão com algum tipo de restrição, representando 30,82%. No total são 8.943.395 cadastros ativos de consumidores. As mesmas faixas de idades são as maiores nos indicadores de inadimplência. Dos 25 aos 29 anos, representando 12,79%. E dos 30 aos 34 anos, 12,3% no ranking de restrições aos consumidores.

DESENROLA
Com a liberação do programa “Desenrola Brasil” a expectativa é que o acerto de contas entre credores e inadimplentes deverá reduzir ainda mais esta margem, recuperando créditos para o varejo na arrancada final do ano. Para o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a ação do governo federal em criar o “Desenrola Brasil”, poderá ajudar a reverter este cenário. “Especialmente porque no segundo semestre ocorre esta preocupação maior do consumidor, em recuperar o crédito para poder realizar as compras de fim de ano novamente. Este é um movimento que será fortalecido com este auxílio do governo”, avalia.

Spode explica ainda que a recuperação destes ativos, por parte do varejo, também auxilia e muito no caixa das empresas, para que elas possam renovar estoques e cumprir com as obrigações sociais previstas para o segundo semestre. “Somado a tudo isto, espera-se uma reação normal do mercado, por conta do cenário econômico mais favorável, a partir da queda do índice de inflação”.

Conforme o presidente do Sindilojas-VRP, o hábito de manter as contas em dia faz parte do cotidiano da população local. “Independentemente da condição financeira, o consumidor de Santa Cruz do Sul e da nossa região está sempre atento à necessidade de manter o crédito e evitar a negativação. A inclusão nos cadastros ocorre quando, de fato, o cenário econômico não é favorável ao pagamento das dívidas”, pontua Mauro Spode.

Olá Jornal