Sindicato dos professores monitora situação da Covid-19 em escolas estaduais

Olá Jornal
maio19/ 2021

No Rio Grande do Sul pelo menos 16 cidades voltaram a suspender aulas presenciais por conta da Covid-19, até esta terça-feira, 18. A situação é acompanhada também na região pelo Cpers/Sindicato. Segundo a representante local da entidade, professora Marione Drebel, em Venâncio Aires, nas 22 escolas estaduais ainda não foram informados casos de surtos da doença.

“Estamos acompanhando a situação, já que o momento é de apreensão entre os profissionais da educação. Ainda não foram confirmados surtos da doença nas escolas estaduais, mas estamos mantendo contato com os professores e funcionários destes educandários para avaliar a situação,” explica.

O aumento de casos da doença nos municípios também pode resultar na suspensão das atividades. É o caso de cidades como São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus que suspenderam de forma completa as atividades nas redes estadual, municipal e privada. Conforme a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) a decisão sobre o fechamento temporário de escolas da rede estadual passa também por avaliação do Centro de Operações Emergenciais (COE-E) local, que analisa a situação como um todo no enfrentamento da pandemia nas cidades.

As escolas do Estado voltaram a ter aulas presenciais no início do mês, após a publicação de um novo decreto por parte do governo, colocando o Rio Grande do Sul em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado. O ensino presencial estava proibido por decisão judicial enquanto vigorasse a bandeira preta. Por considerar a educação uma prioridade, o governo alterou a bandeira em todas as regiões, permitindo a retomada das atividades presenciais.

FOTO: Divulgação/Cpers/Sindicato

Olá Jornal