Setor de alimentos em Venâncio Aires registra alta de 7,64% nas contratações

Olá Jornal
fevereiro24/ 2024

Entre os setores das Indústrias de Transformação, as empresas de Fabricação de Alimentos tiveram o segundo melhor resultado na geração de novos empresas em Venâncio Aires. O segmento registrou ao longo de 2023 alta de 7,64% nas novas contratações. O resultado ocorreu por conta das 985 admissões e 887 desligamentos ao longo do ano, resultando em saldo positivo de 98 postos de trabalho.

Atualmente, estão contratados nas empresas do ramo 1.381, é o principal setor com trabalhadores contratados. Na sequência aparecem as indústrias do fumo, com 1.313 trabalhadores efetivos, e saldo de 119 empregos gerados com carteira assinada no último ano.

Conforme o administrador do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins, Ricardo Sehn, o incremento nas contratações ocorre pelas empresas frigoríficas, que ampliam a mão de obra. “É uma questão de mercado, houve aumento da demanda e os frigoríficos ampliaram os abates. Notamos um crescimento nas contratações em todos os frigoríficos da nossa cidade ao longo do ano.”

Só no setor de abates e produtos de carne, o ano de 2023 encerrou com crescimento de 10,24%, e 1.066 trabalhadores no estoque. Ao longo do ano foram 802 admitidos nas empresas do ramo, contra 703 desligamentos.

ESTADO
No Rio Grande do Sul as empresas de fabricação de alimentos também registram alta de 1,10% nas contratações de 2023. O setor é o principal empregador na indústria de transformação gaúcha. No estado são 146.342 trabalhadores contratados em empresas do setor. O maior volume está nas empresas de abates e fabricação de produtos de carne, que sozinhas possuem 66.727 trabalhadores com carteira assinada.

BRASIL
No país as empresas do ramo registraram alta de 3,6% no número de contratações com carteira assinada. O saldo positivo é de 65.239 novos postos de trabalho. O ano encerrou com 1.841.338 trabalhadores contratados no segmento. É o maior volume de colaboradores efetivos entre todas as empresas da indústria de transformação brasileira.

Olá Jornal