Semana será de calor na região, mas sem marcas históricas previstas

Olá Jornal
janeiro09/ 2022

Em Venâncio Aires a semana deve encerrar com calorão e máxima de 39ºC, na sexta-feira. Fronteira Oeste, Região Central e Missões devem registrar os maiores picos de temperatura na onda de calor que se mantém ao longo dos próximos dias em todo o Rio Grande do Sul.

Na Capital do Chimarrão a semana inicia com termômetros entre 18°C e 33°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir de terça-feira a massa de ar quente e o tempo seco se firmam em todo o Estado, no entanto, os institutos de meterologia descartam a chance de ocorrer o recorde de calor de 50ºC, previsto em anuncios anteriores.

O tempo seco e quente é resultado de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico. A posição da circulação dos ventos em altitude impede que os sistemas meteorológicos se desloquem. Por isso, a onda de calor persiste no Sul, enquanto as chuvas não param no Sudeste. As temperaturas mais altas em Venâncio Aires devem ser de 39ºC na sexta-feira, 14, e 38°C no sábado. Os ventos do quadrante Norte, vindos do interior do continente, tendem a agravar a sensação de calor.

A partir da próxima sexta-feira, há modelos que mostram a volta da possibilidade de chuva na Região Serrana, no Norte e Noroeste do Estado, com risco de temporal e ventania, de forma isolada. No final de semana, de forma geral, o calor ainda é destaque. O domingo em Venâncio terá máxima de 38ºC, e o retorno das pancadas de chuva e tempo nublado. A condição seguirá até segunda-feira, com queda nas temperaturas.

Olá Jornal