Ao longo da semana serão realizadas ações para discutir, conscientizar e prevenir à violência contra a mulher. As atividades em Venâncio Aires serão desenvolvidas pela Câmara de Vereadores, que no ano passado publicou cartilha sobre medidas de proteção e ações para conscientizar sobre o tema. Além disso, em Venâncio Aires, desde 2018 está instituída em lei a Semana de Conscientização e Prevenção à Violência Contra a Mulher, de autoria da vereador Sandra Wagner (PSB).
A parlamentar vai circular no comércio, indústrias e entidades do município, ao longo desta semana para marcar a data. Os trabalhos iniciam neste dia 07 de agosto, data em que é celebrada a criação da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340).
“Vamos entregar no comércio de Venâncio Aires, empresas e entidades, o folder criado pela Câmara de Vereadores para debater a prevenção à violência. É importante envolver a comunidade neste debate e orientar mulheres a buscarem os caminhos de proteção. Este é o papel de toda a sociedade venâncio-airense,” comenta Sandra.
Os trabalhos de prevenção ocorrem também em momento de investimentos sobre o tema. Venâncio Aires vai sediar uma casa de acolhimento regional, para receber mulheres vítimas de violências. O investimento será construído com recursos garantidos na Consulta Popular. Nesta semana, as vereadores Sandra e Claidir Kerkhoff (União), participam da Marcha das Margaridas em Brasília. O evento reúne mulheres ligadas aos movimentos sindicais de agricultura, e entregam pauta de demandas para o setor aos representantes federais. Durante a agenda, as parlamentares do município visitam o Ministério da Mulher, para buscar a garantia de recursos que possam ajudar na manutenção do espaço.