Semana inicia com sol, mas chuva retorna para a região a partir de terça 

Olá Jornal
fevereiro12/ 2023

A semana começa com tempo firme do centro ao norte do Estado nesta segunda-feira, 13. As áreas que fazem fronteira com o Uruguai, no entanto, terão pancadas de chuva no decorrer do dia por conta da aproximação de uma frente fria. Nessas regiões, há risco de granizo e rajadas de vento de mais de 60 km/h.

Já na terça-feira, 14, o avanço da frente fria associada a área de baixa pressão atmosférica resultará em temporais na maior parte do Rio Grande do Sul. Há previsão de fortes tempestades nas fronteiras com Argentina e Uruguai desde cedo. Ao longo da tarde, a condição se espalha pelas demais áreas do Estado e chega no início da noite em Porto Alegre. Há previsão de chuva para todas as regiões.

De acordo com a Climatempo, a tendência é que, entre terça e quinta-feira, 16, a chuva seja persistente no Rio Grande do Sul, com fortes temporais, rajadas de vento de mais de 70 km/h e granizo. Isso porque, além de áreas de instabilidade e de corredor de umidade, há formação e passagem de outra frente fria pelo Estado. 

Os acumulados mais elevados serão no oeste ao norte do Estado, como nas faixas sul e leste. Há potencial para danos, com raios e rajadas de vento, além de queda de granizo.

As temperaturas devem diminuir a partir de quarta-feira, 15, pois, na retaguarda dessas frentes frias, também chegará uma massa de ar frio. Nesse período, até 22 de fevereiro, as máximas ficam na média entre 18°C e 22°C no centro leste, sul e na serra gaúcha. Já a mínima varia entre 9°C e 21°C nestes dias.

Com informações GauchaZH

Olá Jornal