Segundo desfile temático da 37ª Oktoberfest supera expectativa e encanta cerca de 50 mil pessoas

Olá Jornal
outubro23/ 2022

O desfile temático que encaminhou o encerramento da 37ª Oktoberfest e Feirasul encantou o público que esteve presente à Rua Marechal Floriano na manhã deste domingo, 23, em Santa Cruz do Sul. Uma manhã ensolarada e de temperatura agradável foi o cenário perfeito para o evento superar a primeira edição, realizada no domingo passado, e encantar cerca de 50 mil pessoas, com a participação de 4,8 mil figurantes e 10 carros alegóricos.

A esperança, o renascimento, o amor, o reencontro, a saúde, as memórias, a confraternização e a alegria estiveram presentes em cada momento da parada coordenada por João Goerck, com  direção artística de Sérgio Ávila e participação de dezenas de voluntários. “Mais uma vez tivemos um desfile compacto, que atraiu uma multidão pelas ruas de Santa Cruz do Sul. Estamos muito felizes pelo trabalho da nossa equipe e de toda a Coordenação Executiva”, explica o coordenador.

As recepcionistas do Parque da Oktoberfest e os voluntários da Coordenação Executiva da 37ª Oktoberfest, animados pela Banda Munich, abriram a parada. Na Fubrica do Fritz, além da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, estavam o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior e a esposa Sônia Vieira. A Comissão de Frente, formada por dez bailarinos, fez referência aos temas do desfile e apresentou o casamento do príncipe Luiz I e da princesa Terese em 1810, o que originou a primeira Oktoberfest, em Munique, na Alemanha.

A família Fritz, Frida, Max e Milli vieram no primeiro carro, o “Retorno”, enquanto as soberanas da 37ª Oktoberfest, Rainha Daniele Müller e suas Princesas, Thaissy Balczarek, e Estefani Wegmann, embelezaram o carro a “Esperança”. Já as soberanas de edições anteriores apareceram em seguida, pouco à frente da bicicleta coletiva Zig Zag Zug.

O carro “O Renascimento”, com a tradicional dança das fitas; o “Reencontro”, que trouxe a dança e a música; e “O Amor”, que representou o convívio em família, sensibilizaram o público presente pela beleza e animação. Depois, vieram os carros “Turismo e a beleza da mulher santa-cruzense”, “Memórias” e “A Saúde, Amigos e Esportes”. Os encontros em família com uma deliciosa cuca foram destacados no carro “A Confraternização”.

Como tradicionalmente acontece, as cucas e o chope do Bierwagen foram distribuídos ao público. Grupos de danças folclóricas alemãs, empresas patrocinadoras, associações comunitárias, clubes de serviço e entidades empresariais participaram, totalizando 4,8 mil figurantes. Depois de cruzar o Túnel Verde da rua Marechal Floriano, o desfile finalizou dentro do Parque da Oktoberfest.

GOVERNADOR – Após o desfile, Ranolfo Vieira Júnior almoçou na Bierhaus e depois circulou pelo Parque da Oktoberfest visitando a Feira da Agroindústria Familiar e o estande da Afubra. “Eu não pude vir à abertura, porém não poderia deixar de estar presente como governador numa festa que não só representa Santa Cruz do Sul e região, mas tem uma representatividade para todos nós gaúchos”. O governador saudou o tempo bom e elogiou a 37ª Oktoberfest. “Um dia de céu de brigadeiro, que teve um desfile maravilhoso e a movimentação no Parque demonstra o sucesso da festa na primeira edição sem pandemia”.

Olá Jornal