Segunda-feira começa a Consulta Popular 2023

Olá Jornal
novembro25/ 2023

A votação da Consulta Popular 2023, que define as prioridades regionais que vão ser incorporadas ao Orçamento do Estado em 2024, tem início na próxima segunda-feira, 27. Cidadãos de todo o Rio Grande do Sul poderão votar nas ações que consideram essenciais para sua região ou município até 1º de dezembro. No Vale do Rio Pardo serão R$ 2.042.857,14 em debate, sendo que serão contemplados os 5 projetos mais votados, ficando R$ 408.571,42 para cada projeto.

Os projetos que estarão em votação na região são: Fomento a captação, reservação e uso racional da água; Criação de uma Incubadora de Empreendedorismo Social; Qualificação técnica e profissionalizante para atividades produtivas e de serviços; Estruturação de um Centro Dia Regional para atendimento durante o dia a jovens e adultos com deficiência; Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar; Fomentar a produção, industrialização e comercialização de alimentos na região através de cooperativas da Agricultura Familiar; Plano de Sinalização Turística e Sinalização Turística; e Ações estratégicas para o desenvolvimento territorial regional, voltadas para o fortalecimento da atividade turística.

Para participar da votação, basta que o cidadão acesse o portal da Consulta Popular com o título de eleitor e escolha a ação que deseja ver implementada. No passo seguinte, ele será encaminhado para a cédula de votação regional, que contém entre cinco e dez ações definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas assembleias regionais.

Nas regiões em que o sinal de internet estiver inadequado, será habilitado um aplicativo off-line para a realização da votação. Em cada Corede, pessoas autorizadas receberão os votos pelo smartphone e, posteriormente, irão transferi-los para o sistema geral de votação.

Olá Jornal