Segunda edição do Qualifica Venâncio terá mais de 1.800 horas

Olá Jornal
fevereiro28/ 2023

Nas áreas de Tecnologia da Informação, indústria, comércio e serviços, 29 cursos gratuitos serão oferecidos pela Prefeitura, no Qualifica Venâncio neste ano. O lançamento da segunda edição do programa, aconteceu na tarde desta terça-feira, 28, na sala de reuniões, com a participação de autoridades, empresários e parceiros. Com relação a primeira edição realizada no ano passado, para 2023 o Município vai aplicar 32% a mais de recursos financeiros o que representa mais de R$ 410 mil.

Os cursos que somam 1.832 horas de capacitação, vão acontecer ao longo do ano, sendo que as primeiras programações acontecem já em abril. As inscrições para as primeiras turmas serão feitas em março.

O prefeito Jarbas da Rosa falou do momento importante que representou a implementação do Qualifica Venâncio que valoriza os moradores, as famílias e as empresas do Município. “No ano passado, uma avó estava na fila de inscrições para o neto que já estava empregado, mas queria buscar qualificação para pleitear uma remuneração melhor. À noite, o neto veio e ficou na fila para no outro dia fazer sua inscrição. Isso demonstra o quanto nossa comunidade merece e valoriza essa oportunidade, o que nos faz não só fazer essa segunda edição, mas também ampliá-la”, destacou o prefeito.

A vice-prefeita Izaura Landim lembrou ainda que a qualificação profissional proporcionada pelo Qualifica é umas das metas da Administração, estabelecidas ainda no Plano de Governo da gestão.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Batisti explicou que os cursos foram organizados a partir de pesquisas junto as empresas com relação as principais necessidades de qualificação da mão-de-obra. “Focamos naquilo que as empresas procuram. Por isso, neste ano, teremos ensinos mais completos e de longa duração para os alunos”, destacou Batisti.

Em nome das empresas parceiras, falaram o diretor do Senai, Daniel Machado e da diretora do Senac, Daniela Laner, ambos parabenizando o Município pela oferta gratuita de qualificação profissional. O sócio proprietário da empresa Multiserv/Multimec, Enar da Rosa, em seu depoimento, agradeceu o empenho da Prefeitura na promoção dos cursos, destacando que no ano passado, cinco alunos do programa foram empregados na empresa, sendo que a qualificação contribui na qualidade dos serviços e na produção.

CURSOS: Assistente de RH; Assistente logística; Assistente administrativo; Torneiro Mecânico; Processos financeiros empresariais; Soldagem MIG/MAG; Operação de preparação e soldagem no processo TIG; Eletricista predial e residencial; Auxiliar de almoxarife; Confeitaria básica; Hambúrguer artesanal; Comida de boteco; Operador de empilhadeira; Básico em Elétrica industrial; Impressão 3D; CNC – Fresamento; CNC – Torneamento; Desenho industrial em software CAD; Técnicas de manutenção mecânica industrial; Básico de mecânica de automóveis; Básico de motores; Básico de multiteste e injeção eletrônica automotiva; Noções de climatizador automotivo; Introdução à sistemas de telecomunicações; Internet das coisas e Apps para dispositivos móveis; Excel avançado; Desenvolvimento Front End – programador; Desenvolvimento Back End com Java – programador; e Desenvolvimento Python – programador.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal