Atualmente a fila de espera por cirurgias eletivas em Venâncio Aires possui 664 procedimentos cadastrados. O maior volume engloba cirurgias gerais, com 505 pessoas aguardando agendamento. O relatório foi apresentado na sessão desta segunda-feira, 21, pela assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Rosane da Rosa, que participou da reunião da Câmara para detalhamento do relatório de ações no quadrimestre.
A expectativa, segundo a servidora, é de retomar os procedimentos cirúrgicos ainda no mês de julho. “As cirurgias eletivas estão suspensas por ordem de portaria estadual, para utilização dos espaços hospitalares para o enfrentamento da pandemia. Esta portaria vence agora em junho, e projetamos para o próximo mês a retomada deste tipo de procedimento,” explica Rosane.
Na lista por procedimentos estão também outras 80 cirurgias ginecológicas, 15 de proctologia, 16 de urologia e 48 vasculares. A maior parte dos atendimento deste tipo são realizados no Hospital São Sebastião Mártir, que realiza em média 40 procedimentos por mês.
O relatório de gestão no primeiro quadrimestre na Secretaria Municipal de Saúde, aponta para a realização de 48.533 consultas na rede de postos de saúde do Município. No Hospital São Sebastião Mártir foram realizadas 1.131 internações entre janeiro e abril. No mesmo período, a secretaria trabalhou com R$ 13,5 milhões em receitas e teve R$ 9,9 milhões em despesas.