Venâncio Aires aplicou mais de 11,6 mil vacinas contra a gripe

Olá Jornal
junho23/ 2021

Faltando menos de 18 dias para encerrar a Campanha de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Estadual de Saúde busca alcançar a meta de vacinar 90% da população dos grupos prioritários. Em Venâncio Aires, segundo dados do Vacinômetro da Influenza, atualizado pelo Ministério da Saúde, o percentual geral de imunizados alcança 36,6%. Até a tarde desta terça-feira, 22, o painel apontava para aplicação de 11.617 doses na cidade. A meta estipulada para o Município é de imunizar contra a gripe sazonal 28.626 pessoas.

Em Venâncio Aires a maior parcela de imunizados até o momento é de idosos entre 60 e 74 anos, totalizando 4.554 doses aplicadas. As vacinas são aplicadas no município em todos os postos de saúde.

ESTADO
A campanha de vacinação da gripe segue até o dia 09 de julho. A Secretaria Estadual de Saúde busca mobilizar os municípios para ampliar as ações de aplicação das doses.

“Em anos anteriores tivemos casos de internações, complicações e até óbitos, por isto é necessário que as pessoas estejam imunizadas” explica a enfermeira do Núcleo Estadual de Imunizações, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Eliese Denardi Cesar. Ela destaca que as pessoas dos grupos de risco são mais vulneráveis a complicações decorrentes da gripe. A vacina diminui as internações pela doença e, portanto, evita sobrecarga de atendimentos.

A recomendação do Ministério da Saúde é um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por Covid-19, deve adiar a vacinação até a recuperação clínica total.

MUTIRÃO

Venâncio Aires programa para este sábado, 26, mutirão de vacinação contra a Influenza. As doses serão aplicadas na UBS Central, UBS Gressler, ESF Caic e UBS Santa Tecla, das 08h às 16h.

Olá Jornal