Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural destaca importância do tabaco na agricultura familiar

Olá Jornal
outubro14/ 2023

Encerrando a série de reportagens do Olá Jornal sobre a produção de alimentos na região, o potencial das propriedades onde há cultivo de tabaco, ganha destaque em entrevista com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini (Podemos). Para o gestor a agricultura familiar tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de alimentos, especialmente nas regiões produtoras de tabaco, como o Vale do Rio Pardo. Essas propriedades têm apostado não apenas na produção de tabaco, mas também na plantação de alimentos orgânicos e na agroindustrialização de seus produtos.

“A região tem uma riqueza muito grande, promovida em pequenas propriedades agrícolas, onde o tabaco é protagonista. Mas a agricultura familiar vai além. Consegue incluir outras culturas nas lavouras, caminhando junto com os agricultores na geração de renda e oportunidades,” destaca.

Para Santini, a produção rural familiar tem como desafios, garantir acesso aos mercados e uso de ferramentas de tecnologia para facilitar a produtividade. “A produção da agricultura familiar precisa de mercado, de renda e de conectividade. O uso das tecnologias têm facilitado muito a vida do pequeno produtor rural ou do agricultor familiar na sua propriedade com os programas que o Estado tem desenvolvido nesse sentido.”

O secretário destaca ainda que o tabaco tem garantido renda às propriedades familiares. “A maior região produtora de tabaco têm mostrado que efetivamente caminham juntos culturas importantes, caminham junto com a economia, que é muito bem aproveitada pela região dessa riqueza que proporciona o cultivo do tabaco, mas que não fecha os olhos para outras culturas, que não está concentrado naquela condição de produzir apenas o tabaco.”

AÇÕES
Para fortalecer e fomentar a produção da agricultura familiar, o governo tem implementado programas que visam garantir mercado, renda e acesso à tecnologia para os produtores. Um exemplo disso é o lançamento do selo “Produção Gaúcha Orgânica – Sabor Gaúcho”, que busca valorizar os produtos orgânicos produzidos no estado.

Outra iniciativa é a atenção voltada para os jovens na sucessão familiar. A agroindustrialização tem sido utilizada para atrair os jovens para a continuidade dos negócios familiares no campo, oferecendo novas oportunidades e incentivando a permanência deles no meio rural. Além disso, programas de recuperação de segurança hídrica também estão sendo implementados. A construção de reservas de água, açudes e micro açudes auxilia na garantia de água para as propriedades, mesmo em períodos de estiagem, garantindo uma produção sustentável ao longo do ano.

Olá Jornal