Saúde, limpeza e levantamento das perdas são prioridades nesta sexta, em Vila Mariante

Olá Jornal
setembro08/ 2023

“Os trabalhos da Prefeitura estão focados cem por cento em Vila Mariante. A comunidade vai nos entender”. O apelo é do prefeito Jarbas da Rosa ao destacar que todos os setores da Administração tem a determinação de priorizarem os serviços necessários para atender os moradores de Vila Mariante. Desde a noite da segunda-feira (4), quando a enchente na região do segundo distrito teve início, as equipes de secretarias como Infraestrutura e Serviços Públicos, de Saúde e de Habitação e Desenvolvimento Social se revezam para atender as demandas prioritárias. Na manhã desta sexta-feira (8), os setores estão transmitindo informações sobre como os moradores de Vila Mariante estão sendo atendidos e como podem buscar os serviços, especialmente da saúde e assistência social. São cerca de 700 famílias e mais de 2.800 pessoas atingidas pelas fortes chuvas naquele distrito.

As equipes municipais estão orientadas a ter o olhar atento a todas as situações, desde a saúde de cada morador, com as necessidades de atendimentos ou medicamentos, assim como a permanência de todas as capatazias do município na região de Mariante. Servidores realizam trabalho de limpeza na unidade provisória que vinha prestando atendimentos de saúde, em Vila Mariante (com a interdição da UBS local) e até estar concluído esse serviço, os atendimentos são prestados na unidade móvel de saúde que está na região. O trabalho ganha reforço com uma unidade que vem do Estado para todo esse acompanhamento. Essas viaturas circulam por Vila Mariante com atendimento médico, enfermeiros e técnicos, levando também vacinas antitetânicas, medicações de uso continuo, além da equipe da vigilância sanitária levando hipoclorito para descontaminação de água. Na tarde desta sexta-feira, uma médica pediatra estará realizando atendimentos na localidade também.

Além disso, a assistência social está indo nas casas para os levantamentos das perdas totais ou parciais de cada família. Começa também a contabilização dos prejuízos na agricultura, desde a perda de animais de criação como gado, bois, aves e peixes, passando pelas lavouras e o material de trabalho dos agricultores. Também começa a acontecer o trabalho de enterro dos animais mortos pela enchente, tendo em vista a questões sanitárias e de saúde pública.

“A comunidade venâncio-airense nos emociona com tanta solidariedade que a gente presenciou nestes dias, mas nós precisamos pedir a compreensão de todos, porque todos os serviços da Prefeitura estão dando prioridade para Vila Mariante. Nós não vamos sair de lá, até estar minimamente tranquilo para os moradores”, destaca o prefeito.

Equipes continuam circulando por todos os pontos fazendo distribuição de alimentos, produtos de higiene e limpeza, água potável, agasalhos, ao mesmo tempo que continua instalado o ponto central no Trevo de Vila Mariante também para esses trabalhos. O Parque do Chimarrão e o ginásio de Linha Magueirão continuam também servindo como pontos de arrecadação e distribuição de doações.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal