Santa Cruz do Sul será capital regional da inovação com o Gauten Summit

Olá Jornal
abril19/ 2023

Tornar Santa Cruz do Sul a capital da inovação é a meta da gestão municipal. Para isso, a prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas organiza a 1ª Gauten Summit. O evento de inovação ocorrerá de 24 e 25 de agosto, no espaço Gauten localizado no Distrito Industrial. O local foi idealizado com objetivo de fomentar projetos inovadores.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Farias, summits são eventos que estão se consolidando no estado. Na capital, o South Summit e na serra, o Gramado Summit, em Gramado. “Na região central do estado a gente não tem um evento de relevância de inovação e tecnologia e a partir do Gauten Summit, este ano, a gente vai começar a criar, montar esse evento e trabalhar para que ele seja referência tanto na região quanto no estado”, explica.

Diferente dos dois exemplos citados pelo secretário, que conta com organização de entidades externas, a ideia é que o Gauten Summit tenha uma organização local. “Nós mesmo vamos realizar é claro que estamos em contato com a secretaria de Inovação do Estado, estamos em contato com o sistema S, Sebrae, Sesi, Senai para que nos auxiliem na seleção dos palestrantes. Mas a origem é de Santa Cruz do Sul, será feito por nós mesmo com apoio do Estado e sistema S”.

Serão três espaços para palestras, uma arena para 400 pessoas e mais dois palcos de menor porte para eventos simultâneos e praça de alimentação. Haverá ainda espaço para coworking e descontração. Também está sendo articulada uma olimpíada de robótica das escolas municipais dentro do evento. Farias afirma que existe a ideia de inserir a robótica dentro do Ensino Fundamental, cujos kits já foram comprados pela secretaria de educação.

FOTO: Divulgação/Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Olá Jornal