“Nossa região tem uma inserção muito grande no mercado chinês,” destaca Schuch após acompanhar missão na China

Olá Jornal
abril19/ 2023

O deputado federal Heitor Schuch (PSB) foi o único parlamentar gaúcho na comitiva brasileira que esteve na China na última semana. O parlamentar da região avalia a missão liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), empresários e governadores. Ao destacar potenciais econômicos de parcerias futuras, Schuch afirma que o mercado chinês já é um conhecido dos negócios do tabaco.

“Nossa região tem uma inserção muito grande no mercado chinês, em especial com tabaco e por meio dos negócios com proteínas, a partir das cooperativas. Essas relações com a produção tabacaleira já existem, e são fundamentais. Graças a esse comércio, o produtor de tabaco sabe que o fumo dele não vai ficar no galpão,” comenta.

Atualmente, Venâncio Aires é o principal exportador de tabaco para a China, a partir do Rio Grande do Sul. Na cidade, a China Brasil Tabacos (CBT) conta com a sua sede administrativa. Além dos produtos já consolidados, os negócios com alimentos, segundo Schuch, devem ter impulso nos próximos meses.

“O governo da China está prestes a incluir o estado do Rio Grande do Sul e do Paraná na lista de regiões livres de aftosa sem vacinação. Essa medida vai impulsionar as exportações a partir das plantas frigoríficas do estado. Devemos ter inclusive investimentos para atender a demanda. Precisamos lembrar que para cada brasileiro, existem sete chineses. Nós produzimos alimentos e temos oportunidades de negócios com estas relações,” afirma.

Olá Jornal