Safra de tabaco antecipada gera bons resultados e deve ser tendência para próximos anos

Olá Jornal
outubro04/ 2022

A antecipação da safra de tabaco deve ser tendência para os próximos anos devido aos bons resultados gerados. O plantio mais cedo tem sido uma realidade nas lavouras de forma gradativa mas foi neste ano que ganhou mais adeptos.

De acordo com o presidente da Afubra, Benício Werner, a antecipação foi ocorrendo por regiões. “O plantio do tabaco mais cedo já vem acontecendo em algumas regiões há mais tempo, outras estão iniciando, principalmente aquelas regiões que estavam sendo com plantio mais tardio”, explica.

Se não fosse o clima, o plantio teria ocorrido ainda mais cedo nesta safra. “Houve muita chuva e o produtor não conseguiu preparar as terras por causa do excesso de umidade no solo e, por outro lado, como as indicações climáticas apontavam para fortes geadas, os produtores estavam aguardando. Se nós tivéssemos tido o clima como na safra passada por esse período certamente na nossa região aqui ele estaria 100% plantado já início de setembro”.

Segundo Werner, há um percentual razoável que ainda não plantou, na região alta do Vale do Rio Pardo.

QUALIDADE
Um dos fatores que contribui para a antecipação da safra é o ganho na qualidade da planta. Devido as mudanças climáticas sofridas nos últimos anos, o período de calor está maior, o que facilita o plantio em meses que antes eram de frio rigoroso.

De acordo com o presidente da Afubra, o ideal é que ocorra no mês de julho até meados de agosto. “Esse plantio de cedo não pode ser extremamente cedo mas sem dúvida nenhuma a experiência dos que fizeram em safras anteriores mostrou que o fumo se desenvolveu bem, trouxe uma qualidade bastante boa, um fumo com elasticidade. Se esse plantio vem mais tarde, e é o período de chuva e calor, o fumo sem dúvida se desenvolve muito bem e fica muito bonito aos olhos”.

As empresas também têm orientado os produtores para que iniciem ante o plantio por identificarem os benefícios. “Há uns cinco anos atrás eles não estavam muito inclinados com essa produção um pouco mais cedo desde o plantio mas o que as próprias empresas estão notando, através dos seus orientadores, é de que o fumo tende a ter mais qualidade do que no plantio do tarde. Então eles até já estão incentivando o plantio um pouco mais cedo do que nós vínhamos fazendo há uns cinco anos atrás”, conclui.

Olá Jornal