Safra de grãos em Venâncio deve registrar aumento de 19,9%

Olá Jornal
agosto16/ 2023

Assim como a safra de grãos no Brasil, que terá crescimento na atual safra, em Venâncio Aires as projeções também são positivas. O aumento na produção chega a 19,9% no território venâncio-airense, nas principais culturas, como soja, milho, arroz e trigo. O crescimento ocorre, em especial, pelas condições climáticas favoráveis no atual ciclo produtivo. Na safra passada, o estado enfrentava efeitos da estiagem, que prejudicaram a produtividade e a expansão da área cultivada com esses grãos.

Em Venâncio Aires, juntas, estas principais culturas do campo devem alcançar 107,4 mil toneladas de produção, segundo estimativas do escritório local da Emater/Ascar. A principal produção envolve a cultura do milho, com 68,5 mil toneladas. Já a soja aparece na segunda posição, com 23,2 mil toneladas de estimativa. O arroz deve encerrar a safra atual com 11,2 mil toneladas produzidas.

O destaque no atual ciclo de produção na agricultura de Venâncio Aires é a cultura do trigo. O cereal pode encerrar a próxima colheita com 4.544 toneladas. Se o número se confirmar será a maior produção já registrada em território venâncio-airense com trigo.

Sozinha, a cultura registra crescimento de 55,8% na produção, entre uma safra e outra. “O trigo é um destaque por conta do mercado. Há demanda, em especial por conta das exportações, e por isso acaba criando oportunidade para o cultivo no campo. Além de ser uma aliada na cobertura de área, já que é uma cultura de inverno, permitindo na safra de verão o cultivo da soja, por exemplo” explica o chefe do escritório local da Emater, engenheiro agrônomo Vicente Fin.

ÁREAS
Somadas, as quatro principais culturas de grãos ocuparão 19,3 mil hectares de lavouras. O número é um pouco menor do que a área cultivada na safra anterior, segundo o relatório da Emater/Ascar. No ciclo passado foram 19.482 hectares plantados.

FAMÍLIAS
As famílias ligadas ao cultivo de trigo, arroz, soja e milho tiveram crescimento na safra 2023/2024. São 896 produtores que cultivam essas culturas agrícolas no território venâncio-airense. Entre o ciclo passado e o atual, houve queda no número de famílias produtoras. O percentual é 3,13% do verificado na safra 2022/23, quando 925 famílias cultivavam um dos quatro principais grãos.

ESTIMATIVA
A estimativa para a produção de grãos no Brasil, na safra 2022/23, é de 320,1 milhões de toneladas, um incremento de 17,4%, o que representa um volume de 47,4 milhões de toneladas a mais que o volume colhido no ciclo passado. No Rio Grande do Sul, a previsão é de 29,6 milhões de toneladas, 11,2% a mais do que na safra passada. Os dados estão no 11º Levantamento da Safra de Grãos divulgado na última semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No país, esse resultado é reflexo da combinação dos ganhos de área e de produtividade das lavouras. Enquanto a área apresenta uma alta de 5% em relação à safra 2021/22, chegando a 78,3 milhões de hectares, a produtividade média registra uma elevação de 11,8%, saindo de 3.656 quilos por hectare para 4.086 kg/ha.

FOTO: Willian de Oliveira

Olá Jornal