China Brasil Tabacos realiza seminário de aperfeiçoamento do time de campo

Olá Jornal
agosto16/ 2023

Com o objetivo de qualificar ainda mais a equipe de quase 200 profissionais que atuam diretamente com o produtor integrado, a China Brasil Tabacos realiza nesta semana, durante os dias 15, 16 e 17, um seminário com palestras, discussões e dinâmicas com especialistas das áreas de agronomia, biologia, sustentabilidade, ESG e de liderança.

O Seminário Anual de Sustentabilidade 2023 da CBT está sendo realizado, no Anfiteatro do Bloco 18 da Unisc, em Santa Cruz. Orientadores agrícolas, supervisores e coordenadores de todas as regiões de atuação da empresa no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão reunidos para aperfeiçoar técnicas de boas práticas para o campo, assim como debater estratégias de atuação e expansão da atuação da empresa.

Seminário anual de Sustentabilidade é realizado até quinta-feira no auditório do bloco 18 da Unisc

Durante a abertura, o Gerente de Produção da CBT, Eduardo Müller, destacou a importância do evento. “A empresa possui técnicos com bastante experiência em produção de tabaco, que recebem treinamentos e atualizações constantes do setor de Agronomia da empresa, garantindo uma assistência técnica de alta qualidade aos produtores contratados da CBT. Os temas de sustentabilidade na produção tabaco têm ganhado cada vez mais importância junto às técnicas agronômicas. São conceitos que demandam conhecimentos novos e formas específicas de abordagem junto aos produtores de tabaco. Por isso, o Seminário Anual de Sustentabilidade da CBT é um evento muito importante para garantir um bom desempenho da equipe de campo da CBT nesses temas de ESG”.

Entre os palestrantes do evento, nesta terça-feira, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, Jorge Farias, falou sobre estratégias para a Sustentabilidade Florestal na Cultura do Tabaco. Em sua apresentação, Farias destacou como uma necessidade futura a realização de uma gestão florestal regionalizada, sendo ela uma possibilidade de complemento de renda e de usos múltiplos pelo produtor. Também importante o produtor fazer o plantio florestal de acordo com sua necessidade para que a lenha não ultrapasse a espessura correta para a melhor combustão.

Durante a tarde, a pesquisadora da Embrapa Trigo, Vanderlise Giongo, explanou sobre a geração e o manejo de tecnologia na agricultura, a disponibilidade e acessibilidade de fertilidade no solo, assim como discorreu sobre manejo de limitações de fertilidade no solo. Segundo ela, a melhor maneira de fazer a correção do solo, é através de uma leitura daquilo que ele necessita. Além disso, as plantas de cobertura são muito importantes para não deixar o solo desprotegido durante o ano inteiro.

Para fechar o primeiro dia do evento, o professor de Entomologia da Unisc, Andreas Köhler, palestrou a respeito de pragas da cadeia produtiva do tabaco, como identificá-las, como atuam durante a safra, além de explicar como se pode minimizar os seus impactos.

Nesta quarta-feira, 16, a programação estará voltada para o tema ESG. Assessores do SindiTabaco e o Consultor de ESG, Especialista em desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade, Paulo Tropia, abordarão o tema no contexto do setor do tabaco e da empresa.

E, para fechar o evento, na manhã de quinta-feira, 17, os participantes irão acompanhar a palestra motivacional ‘Gestão Além da Planilha’, do ex-jogador e hoje palestrante de sucesso e empresário, Tinga.
Segundo o Diretor de Operações da empresa, Ricardo Jackisch, “a CBT está cada vez mais preparada para o futuro. No ano de 2023 passamos a estar ainda mais atuantes em áreas como a Agronomia e Assuntos Corporativos. Para 2024 o objetivo é consolidar outros mercados e clientes. E todos fazem parte deste desafio. Que possamos sair com mais conhecimento e alcançar os objetivos”.

CRÉDITO: AI CBT

FOTO: Gelson Pereira/Divulgação/China Brasil Tabacos

Olá Jornal