Reunião no Ministério das Relações Exteriores busca levar dados do setor do tabaco frente a COP10

Olá Jornal
setembro13/ 2023

O Ministério das Relações Exteriores é a próxima parada do setor em defesa da cadeia produtiva com foco na 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10). O evento antitabagista da Organização Mundial da Saúde (OMS) será realizado de 20 a 25 de novembro, no Panamá.

O encontro ocorre nesta quarta-feira, 13, às 12h, com o chefe da Divisão de Saúde Global do Ministério das Relações Exteriores, Igor Barbosa, em Brasília. De acordo com o deputado federal Heitor Schuch (PSB), que lidera a comitiva, Barbosa é o titular que cuida das questões de tabaco no Itamaraty, que faz a ligação com todos os interlocutores. Em princípio, ele é o titular que vai estar no Panamá. No entanto, seu assessor direto também participará da reunião, caso necessite subsituí-lo.

“Ouvir o setor e, logicamente, com base nisso, ter as informações que precisam para estar lá e falar com mais propriedade sobre esse assunto, não apenas na visão da Organização Mundial da Saúde, não apenas na visão do Inca ou do Ministério da Saúde, mas uma visão mais holística, mais geral. Para a gente poder, daqui a pouco, ter gente do governo lá dentro, segurando as pontas, no sentido de que não aprovem coisas que são mirabolantes, extravagantes, fora da realidade, que acabem prejudicando ou a indústria, ou o exportador, ou o produtor, ou todas as cadeias do segmento”, explica Schuch.

O grupo é formado ainda pela Afubra, Sinditabaco, Fetag/RS, Abifumo, Amprotabaco, Fentifumo, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), e o deputado estadual Elton Weber (PSB), presidente da Frente Agropecuária da Assembleia Legislativa.

FOTO: Divulgação

Olá Jornal