Regulamentação de novos produtos para fumar deve ampliar renda dos produtores, projeta entidade

Olá Jornal
outubro04/ 2023

A regulamentação dos dispositivos para fumar (DEFs) por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode significar o incremento de R$ 1,6 bilhão de faturamento para setor. Os dados apresentados pela Associação Brasileira das Indústrias de Tabaco (Abifumo) apontam ainda a geração adicional de R$ 132 milhões de renda para a fumicultura, e 55 mil postos de trabalho na agricultura.

Segundo o representante da entidade, Lauro Anhezini Junior, a projeção feita pela Federação das Indústrias de Minas e Energia (Fiemg) demonstra que a regulamentação é benéfica também ao campo. “A nicotina majoritariamente é extraída da planta do tabaco. Existe a nicotina sintética sim, existe, agora a nicotina sintética é até oito vezes mais cara do que a extraída da planta do tabaco. Então, economicamente é mais compensatório extrair diretamente da planta do tabaco. Então para nós da BAT e das outras empresas associadas da Abifumo, é natural a gente extrair a nicotina da planta do tabaco e assim iremos continuar fazendo”, afirma.

PLAYER GLOBAL
Junior destaca que o Brasil é candidato a novo player global de nicotina. “Para nós, inclusive para a fumicultura, é muito benéfico a extração como vocação nacional do país já que é o terceiro maior produtor de tabaco do mundo e o maior exportador inclusive fazer a extração desta nicotina no Brasil hoje a gente perde para a Índia em extração de nicotina, porque a Índia faz extração de nicotina para abastecer o mercado mundial de cigarros eletrônicos e poderíamos fazer essa extração de nicotina hoje no Brasil em SC, RS e PR e não fazemos porque não temos uma regulamentação. Então, a gente hoje não consegue fazer os investimentos necessários aqui no país para capacitar o país para essa realidade”, avalia.

A declaração de Junior ocorreu durante audiência pública sobre o tema no Senado, na última quinta-feira, 28. Foi motivada pelo aumento no consumo que, de acordo com a última pesquisa IPEC, já resulta em mais de 2 milhões e mais de 6 milhões de adultos fumantes que experimentaram. A discussão contou com a participação de especialistas internacionais além de representantes da Anvisa, do Ministério da Saúde, da Receita Federal, ONGs, senadores e deputados.

FOTO: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Olá Jornal