Regras que valem ouro na hora do transporte do tabaco

Olá Jornal
março04/ 2023

O levantamento dos registros de ocorrências de roubo de tabaco cru – aquele que é transportado no momento da comercialização do produto, entre produtores e empresa – foi tema de encontro entre a comissão de segurança do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e representantes de órgãos de segurança pública de Santa Cruz do Sul (RS). 

Enquanto em 2019 o setor registrava 26 ocorrências em toda a Região Sul do País, em 2022 foram oito ao total, sendo uma única ocorrência no Rio Grande do Sul. Os números foram analisados juntamente com o tenente-coronel da Brigada Militar, Giovani Paim Moresco; o delegado Regional de Polícia, Luciano Fernandes Menezes; e o capitão Silvio Erasmo Souza da Silva, comandante da 2ª Companhia Rodoviária do município. 

“A redução demonstra que as medidas adotadas pelas indústrias e transportadores e o trabalho conjunto com os órgãos de segurança estão dando certo”, avalia Sergio Rauber, assessor de Relações Institucionais do SindiTabaco. Entre as principais causas da redução de ocorrências, ele destaca o monitoramento das cargas, o mapeamento de zonas críticas, o trabalho integrado com as forças policiais e a divulgação dos protocolos de segurança aos transportadores. 

Neste período, a comissão de segurança do SindiTabaco investiu esforços na conscientização dos transportadores com o desenvolvimento de um folder com orientações, além do adesivo ‘Carga segura’ para os caminhões. Em 2023, o grupo prepara a divulgação das 10 regras de ouro na segurança do transporte do tabaco. O material circulará em formato de cards aos transportadores cadastrados pelas indústrias, via aplicativo de mensagens [WhatsApp].  

CRÉDITO: AI Sinditabaco

Olá Jornal