Registros de casamentos em Venâncio Aires têm aumento de 41,5% em 2021

Olá Jornal
setembro29/ 2021

Se em 2020 o número de registros de casamentos se manteve em Venâncio Aires, neste ano, os cartórios já registram aumento de 41,5%. A pandemia afetou a oficialização dos novos casais, entretanto, com a desaceleração dos casos da doença, estes registros voltaram a crescer. Até o último dia 27 de setembro, na cidade, foram 121 casórios oficializados. Em igual período de 2020 foram 77 registros do tipo. Com o resultado atual, 2021 deve ultrapassar 2019, quando foram registrados ao longo do ano 156 casamentos.

O ano pode fechar como o segundo melhor da série histórica em número de registros civis de casamentos na cidade. Isso porque, desde 2016, os dados são divulgados pelo serviço de transparência da ArpenBrasil, regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça. Até então, o movimento de desaceleração estava sendo observado, anualmente, desde 2016. É o que aponta também o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a pandemia esse movimento foi acentuado, mas agora, há elevação dos dados, pelo menos até setembro. A média mensal de registros de matrimônios no município, em cartórios, chega a 15. Entretanto, só neste mês foram 24 casamentos oficializados. Movimento parecido ocorreu no fim do ano passado, quando a média ultrapassou os 25 mensais.

DECRETOS
Ainda no mês de agosto o Governo do Estado emitiu decreto flexibilizando as medidas de distanciamento e número de pessoas em eventos sociais durante a pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Com isso, eventos de casamentos, por exemplo, retomaram com organização e podem aumentar mais os registros oficiais em cartórios.

Atualmente o decreto sanitário local, em conformidade com o do Estado, prevê a realização de festas em residências com até 20 pessoas. Já para eventos com até 300 pessoas, é preciso organizar em espaço de festas, com oito pessoas em cada mesa e distanciamento de dois metros por mesa. A partir do próximo mês o uso de pista de dança em eventos infantis, sociais e de entretenimento, será permitido com atualização dos decretos.

O teto de público será de 150 pessoas no protocolo variável, podendo chegar a até 350 pessoas caso seja decidido e autorizado pelas regiões. No entanto, será mantida a obrigação do uso de máscara e o cumprimento dos demais protocolos.

DIVÓRCIOS
De acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil, o número de divórcios feitos em cartórios em Venâncio Aires tiveram leve queda neste ano. Até o dia 28 de setembro, a cidade registrou 22 divórcios. Ao longo de todo o ano passado, a Capital do Chimarrão contabilizou 39 divórcios direitos, sem ingresso na Justiça. No Rio Grande do Sul, em 2021, até maio, foram 2.331 divórcios extrajudiciais registrados. Ao longo de todo o ano passado, no estado foram registrados 5.866 casos.

Olá Jornal