Receita Federal recebeu 88% das declarações de Imposto de Renda de Venâncio Aires

Olá Jornal
maio26/ 2023

A Receita Federal contabiliza 11.463 declarações de Imposto de Renda em Venâncio Aires. O número representa 88% do total estimado de encaminhamentos previstos pelo órgão federal no município. Entre os contribuintes venâncio-airenses que precisam realizar declaração, 90% utilizam o programa de transmissão de dados disponibilizado pela receita. Outros 6% realizaram pelo aplicativo de celular e 3% no sistema online.

Entre as declarações já enviadas a partir de Venâncio Aires, 11,93% só realizaram o registro, sem imposto, 24,74% terão de pagar tributos ao Leão e 63,33% receberão restituição. Dos contribuintes com valores a receber da Receita, 69% optaram pelo recebimento via conta bancária e os outros 31% via PIX.

No total, a partir de Venâncio Aires são aguardas 13.015 declarações do IR. No país, 31.049.566 declarações já foram encaminhadas ao órgão. No Rio Grande do Sul foram 2.220.343 prestações de contas com o Leão realizadas. Os dados foram atualizados nesta sexta-feira, 26, às 6h36min.

ENVIO
No dia 31 de maio termina o prazo para o contribuinte apresentar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023. O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

O contribuinte também pode destinar até 6% do valor devido do imposto de renda para projetos sociais e atividades culturais, ou 7%, se incluir projetos esportivos. É possível fazer a destinação na própria declaração. O limite é de até 3% do imposto para cada fundo especial – da criança e adolescente; e da pessoa idosa. Esses valores são abatidos do imposto de renda devido, ou seja, o contribuinte não paga nada a mais por isso. Nos casos em que o cidadão tem imposto a restituir, o valor será somado à restituição. Na página da Receita, há o passo a passo sobre como fazer a destinação para pessoas físicas e empresas.

Olá Jornal