A proposta de orçamento municipal para 2023 será divulgada em audiência pública no próximo dia 24, às 14h, na sala de reuniões da Prefeitura de Venâncio Aires. O ato de apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será transmitido pelas redes sociais do Município. Nesta segunda-feira (17), a equipe econômica da administração municipal debateu, durante encontro com os gestores, os reflexos da receita estimada para 2023.
A audiência pública de apresentação da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 está marcada para segunda-feira (24), às 14h, na sala de reuniões da Prefeitura. Na oportunidade, o ato de divulgação da previsão do orçamento municipal será transmitido pelas redes sociais do Município. Após, o planejamento será encaminhado para apreciação do Poder Executivo.
De acordo com a assessora Administrativa de Finanças do Município, Marinete Bortoluzzi, a previsão de receita, frente às demandas de recursos para as Iniciativas previstas nos Programas de Governo para 2023, preocupa. “A situação econômica atual é de muita incerteza em relação aos cenários externos. De um lado tem uma receita estimando estagnação para o próximo exercício, e de outro lado a despesa carrega uma variação inflacionária inconstante”, destacou.
Dessa forma, conforme Marinete Bortoluzzi, a queda prevista para 2023 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) demonstra que o momento exige definição de prioridades e otimização das receitas municipais. A medida busca que o Município siga cumprindo com a responsabilidade fiscal no equilíbrio das contas públicas, sem deixar de atender as necessidades da sociedade.
Ainda a secretária da Fazenda Fabiana Keller relatou a importância de uma gestão entre os poderes Executivo e Legislativo unida. “Se todos fizerem sua parte, poderes Executivo e Legislativo unidos em prol de priorizar os recursos para serviços indispensáveis, não devemos sentir impactos econômicos tão relevantes em 2023”, frisou.
Após a apresentação, a proposta de orçamento será encaminhada para votação na Câmara de Vereadores. A LDO traz a estimativa da Receita e os Programas de Governo com suas Iniciativas, indicadores de desempenho e metas, além de valores globais que deverão ser investidos para execução das ações. A partir de sexta-feira (21), as informações estarão disponíveis no Portal do Município.
CRÉDITO: AI PMVA