Programação em Venâncio vai marcar a Semana Nacional de Museus

Olá Jornal
abril27/ 2023

O Museu de Venâncio Aires realiza atividades para marcar a Semana Nacional de Museus. De 28 de abril até 05 de maio, serão promovidas palestras para estudantes do município, nas diferentes redes de ensino. As atividades buscam aproximar o público e estudantes das atividades de resgate e guarda da memória dos venâncio-airenses, a partir do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva).

O Museu de Venâncio Aires também contará com exposições e atividades especiais no fim de semana para marcar o período de celebração e conscientização sobre a importância destes espaços. O tema deste ano é “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar.” Todas as atividades serão realizadas no Salão Grande, auditório de Audiovisual do Museu.

Na sexta-feira, 28, ocorre palestra às 9h e às 14h para alunos do 9º ano, sobre Museus, Sustentabilidade, Acervo e Exposições. O tema será abordado por Henrique Ferrari Regert.

No sábado, 29, será realizado um bate-papo, aberto para a comunidade, com a administradora do Grupo do Facebook “Venâncioairenses”, Losane Waslawovsky. Ela contará a sua história garimpando antigas casas, moradias, registrando e pesquisando a memória da Capital do Chimarrão, tanto na área urbana como no perímetro rural. O domingo, 30, será de oficina “Vontade de Poetizar, na Vida, na Arte e na Educação”. O evento inicia às 17h com a professora Rafaela Wenzel.

A segunda-feira, 1º, feriado do Trabalhador, contará com palestra, “As Mulheres Marcantes”, com Maria Zulmira, a partir das 17h. Na terça-feira, 02, Sandro Kroth ministra palestra sobre: “Patrimônio Material e Imaterial” às 9h e 15h, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

A psicóloga Joana Puglia, ministra palestra “Violência e Bullying nas escolas. A programação ocorre às 8h45min e às 13h45min, para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Na quarta-feira, 03, o comunicador José Raimundo Kuhn, fala sobre “Família, Respeito e Tradição”. A palestra é voltada aos alunos de EJA e inicia às 20h.

Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente para o Bem-Estar será tema de palestra ministrada por Volnei Alves Corrêa. A programação é voltada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, às 9h e às 14h.

E no dia 05 de maio, fechando a programação da Semana dos Museus, Flávio Seibt fará palestra com o tema: “Museus, preservação, tombamento”. A programação será voltada aos alunos do 9º Ano, em dois turnos, às 9h e 14h.

SEMANA
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), construída e proposta de forma articulada com o setor de museus brasileiro e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema. Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio.

EXTRA
Ainda no mês de maio o Museu de Venâncio Aires abre a exposição “Os Povos Indígenas do Rio Grande do Sul – Cepa”. E no dia 27 de maio, a instituição venâncio-airense recebe palestra “A República Tcheca e de onde vieram os Boêmios,” com o tcheco Matous Hartman, professor da Língua Tcheca.

Olá Jornal