Programa ARISE encerra o ano com 500 alunos participantes no Rio Grande do Sul e Paraná

Olá Jornal
dezembro19/ 2022

Para combater o trabalho infantil rural e oferecer capacitação e novas fontes de renda às famílias de jovens e crianças em comunidades produtoras de tabaco, a Japan Tobacco International (JTI) criou o programa global Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE), em 2011. Com atividades voltadas à educação rural no contraturno escolar, o projeto já tocou a vida de aproximadamente 5 mil crianças e jovens ao longo de sua existência, com 500 deles participando do programa em 2022. 

Ao todo, o Programa ARISE no Brasil beneficia dez municípios do Estado do Rio Grande do Sul – Ibarama, Segredo, Arroio do Tigre, Sobradinho, Vale do sol, Boqueirão do Leão, Venâncio Aires, Agudo, Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete – levando conhecimento aos jovens e à rede capacitada, além de ensinar novas fontes de renda para melhorar as condições da sua família e da sua comunidade.

Nos dias 15 e 16 de dezembro aconteceram a premiação do programa “Jovem Empreendedor Rural” e a formatura da última turma anual do curso de Técnicas Agrícolas e Gestão Rural – iniciativas conduzidas em parceria com o ARISE.

Os 39 alunos de Técnicas Agrícolas tiveram 100 horas de aula com professores das áreas de Engenharia Agrônoma, Veterinária, Engenharia Ambiental e Gestão Rural, em Arroio do Tigre, no Rio Grande do Sul. Já as aulas práticas no campo foram realizadas em propriedades modelo no contraturno escolar. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Educação foi parceira no curso e ofereceu o transporte para os deslocamentos no curso. 

Jovem Empreendedor Rural

Com prêmios entre R$ 5 mil e R$ 7 mil, 20 alunos egressos das Escolas Família Agrícola de Santa Cruz do Sul e de Vale do Sol, Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul (PR) e Instituto Crescer Legal, apresentaram seus projetos para uma banca multidisciplinar com técnicos agrícolas, especialistas em sustentabilidade e profissionais da área de projetos. 

“O prêmio é um incentivo para viabilizar o projeto desenvolvido durante a formação e que pode ser implementado na propriedade dos pais ou também em um ambiente comunitário/associativo”, conta Marinês Kittel, supervisora de Projetos Sociais da JTI e que foi integrante na banca multidisciplinar. Desde 2016, quando o programa iniciou, já houve aproximadamente 100 ganhadores. 

Outra atividade realizada com os jovens este ano foi a construção de duas estufas em escolas. Cerca de 40 jovens com idades entre 13 e 17 anos, junto aos seus responsáveis, participaram da atividade de construção da estufa, no qual em seguida foram plantadas verduras e vegetais para serem consumidos na merenda escolar e como forma de gerar renda extra para a escola. Essa iniciativa viabiliza para a escola um espaço de experimentos e troca de conhecimento conduzida por um professor engenheiro agrônomo. Também desperta a importância de produzir seu alimento de subsistência com qualidade, reduzindo custo para a propriedade e tendo uma alimentação saudável.

Rede capacitada

Além do atendimento aos jovens, o programa ARISE oferece capacitação para a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, formada por diretores de escolas, Secretaria da Educação, Assistência Social (incluindo integrantes do Centro de Referência Social) Saúde dos municípios, Conselho Tutelar, Agentes de Saúde, COMDICA e entidades civis. Em 2022, foram cerca de 80 profissionais participantes.

“Esses profissionais têm a oportunidade de aprimorar e buscar conhecimento voltado à legislação que determina a proteção da criança e adolescente. Dessa forma, ficam mais bem preparados para atuar preventivamente e corretivamente quando recebem denúncias ou quando são identificadas situações de violência e abuso. O intuito é estruturar e fortalecer a Rede para que ela atue de forma integrada nas situações”, explica Marinês Kittel.

Todas as atividades e as palestras para os profissionais têm como principal objetivo combater o trabalho infantil pelo suporte à educação, para que esse aluno fique mais tempo dentro da escola e em constante aprendizado. Desde a criação do programa ARISE, essa carga horária estendida também tem contribuído para evitar problemas como depressão e conflitos familiares. O programa treina professores para estarem atentos a identificar sinais de conflitos nos alunos, facilitando intervenções imediatas e prevenindo situações mais críticas.  

O Programa ARISE

Até o momento, o ARISE já beneficiou mais de 5 mil crianças e adolescentes em diferentes iniciativas que passam pelas oficinas e cursos no turno inverso nas escolas parceiras, apoio às redes de proteção da criança e adolescente, implementação e monitoramento dos planos municipais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, capacitação de mães, organização de agroindústria para agricultoras lideranças femininas, programa de Aprendizagem Rural, entre outras ações.

A JTI conta com uma política de Práticas de Trabalho na Agricultura (Agricultural Labor Practices – ALP) que define os requerimentos mínimos que seus produtores de tabaco devem adotar para prevenir e eliminar o trabalho infantil, além de proteger os direitos dos trabalhadores e aplicar medidas de segurança e proteção nas lavouras. A execução da política é checada pelos técnicos de Agronomia, que visitam os produtores várias vezes ao ano. Caso seja detectado trabalho infantil na propriedade, o produtor é desqualificado. 

A JTI também compartilha da visão da OIT, do UNICEF e do Banco Mundial de que a única forma de se obter uma solução permanente para a questão do trabalho infantil é por meio de cooperação e esforços integrados de todas as partes interessadas, incluindo governos, ONGs, organizações internacionais, setor privado e comunidades.  

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.

CRÉDITO: AI JTI

Olá Jornal