“Produção precisa ser protegida”, afirma Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural

Olá Jornal
março29/ 2023

A produção de tabaco ganha apoio e amparo da secretaria de Desenvolvimento Rural, que voltou nesta ano para a estrutura do Estado. No que depender do titular da pasta Ronaldo Santini a cadeia produtiva não somente está a salvo como terá garantia para continuar a gerar renda no campo.

“É uma produção legal, amparada por lei e que precisa ser protegida até que se pense ou se encontre outras alternativas que se possa substituir quem sabe a cultura. Mas nesse momento, por parte do governo do estado, terão todo apoio da secretaria em ações, políticas agrícolas que ajudem a fomentar, a fortalecer, a diversificar as propriedades com novas culturas para que a gente possa promover ganho de renda nas famílias”, afirma.

Santini explica que a secretaria foi recriada pelo governador Eduardo Leite com objetivo de trazer o olhar do Estado para aquelas culturas que desenvolveram as regiões, como é o caso do tabaco. “Sem dúvida nenhuma a fumicultura para esta região foi a grande responsável pelo desenvolvimento econômico que estamos vendo hoje”.

Durante a Expoagro Afubra a secretaria esteve próximo dos produtores ouvindo demandas e dialogando com as lideranças de todo o setor. Uma delas é a garantia de produção que em ano de Conferência das Partes (COP) da Convenção-quadro para Controle do Tabaco (CQCT) gera preocupação.

Nessa perspectiva, o secretário reconhece a necessidade de se combater todos os tipos de malefícios à saúde, no entanto, pontuou que a cadeia é legal e será respeitada. “Enquanto estiver sendo promovido dentro da legalidade, dentro do amparo que as leis brasileiras impõem, nós não refutaremos em apoiá-los. Vamos seguir dando apoio, seguir trabalhando como cadeia produtiva agrícola independente daquilo que se pense em relação a saúde”, conclui Santini.

Olá Jornal