Deputado fumicultor é nova voz do setor na Câmara Federal

Olá Jornal
março29/ 2023

Um jovem catarinense que veio de uma lavoura de tabaco é a nova voz do setor na Câmara Federal. Deputado eleito pela primeira vez, Rafael Pezendti (MDB) estreia em Brasília com a missão de defender a cadeia produtiva. Aos 35 anos, considera-se a legítima representação dos fumicultores. “Eu era um produtor, agora eu sou um político e quero representar muito o produtor lá em Brasília”, afirma.

Natural de Petrolândia, o também jornalista e redator foi eleito com 68.208 votos conquistando a 15ª cadeira de SC. Atuou por 15 anos como assessor do então deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB), o que lhe garante experiência na política.

“Tenho no agro a minha principal bandeira e dentro do agro a fumicultura, que é a que mais precisa de atenção porque é um setor que é esquecido, mas não só isso. Além de ser esquecido é massacrado, pisoteado apesar de tanto contribuir para o nosso país, que é a fumicultura”.

Ressalta a importância econômica e social do setor que envolve mais de 500 mil pessoas na lavoura, cerca de 40 mil empregos diretos na indústria e que, no ano passado, gerou mais de R$ 12 bilhões aos cofres públicos. “Vocês podem ter certeza que em Brasília vocês têm um guri de 35 anos que vai defender o setor com unhas e dentes porque o que significa o setor para o Brasil eu sei e sei o que os produtores rurais que trabalham com fumo passam”, garante Pezenti.

Olá Jornal