Principais fumageiras de Venâncio Aires iniciam compra do tabaco

Olá Jornal
janeiro13/ 2023

As quatro principais empresas de processamento de tabaco já iniciaram a compra para a nova safra. A China Brasil Tabacos iniciou o processo de recebimento no primeira semana do ano, no dia 04. Alliance One abriu a compra no dia 05 de janeiro. Já a CTA Continental iniciou o processo de compra nesta segunda-feira, 09. E a Tabacos Marasca iniciou o recebimento na terça-feira, 10.

As quatro companhias são as maiores em volume de processamento e de negociações em Venâncio Aires.

NEGOCIAÇÃO

O segundo encontro para a definição do preço do tabaco para a safra 2022/2023 ocorre na próxima segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul. Serão recebidas 10 empresas, presencialmente e de forma individual.

Após a primeira rodada de negociação, realizada em dezembro do ano passado, terminar sem acordo, as entidades confiam em reuniões produtivas. A proposta das entidades, no primeiro encontro, foi a variação do custo de produção mais cinco pontos percentuais para a lucratividade do produtor.

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Olá Jornal