Força-tarefa vai notificar empresas responsáveis por fios e cabos soltos nos postes de energia elétrica

Olá Jornal
janeiro13/ 2023

Notificar as empresas responsáveis por fios e cabos de internet, telefonia e televisão soltos ou arrebentados, será o resultado da força-tarefa promovida pela Prefeitura de Venâncio Aires e a empresa Rio Grande Energia – RGE, responsável pela distribuição de energia elétrica no município. Os trabalhos para identificação dessas situações em postes da concessionária, iniciam na próxima segunda-feira, 16, como resultados de uma reunião nesta quinta-feira, 12, na sala de reuniões da Prefeitura.

O prefeito Jarbas da Rosa que já havia cobrado soluções por parte da empresa de energia, colocou a Prefeitura à disposição para contribuir com o trabalho de identificação de todos os pontos que registram o problema. “Precisamos dar fim a esse problema que temos em centenas de pontos no município que além de prejudicar o visual, representam perigos para as pessoas. Os fios são amarrados em placas de sinalização ou mesmo soltos pelo chão”, destaca o prefeito.

O encontro entre RGE e Prefeitura, contou com a presença do consultor de negócios da empresa, Cristiano Silva, além das participações via internet, da técnica de projetos, Cassiane Pereira e do engenheiro de obras e manutenção, Bruno Melos, e técnicos da Prefeitura. Conforme a empresa, entre os anos de 2021 e 2022, a RGE emitiu 176 notificações a empresas que utilizam as estruturas dos postes, das quais 95% foram feitas pelos técnicos da empresa ao realizarem serviços rotineiros de manutenção na rede.

“São empresas que tem contrato conosco para utilizarem os postes de energia e que devem se responsabilizar por quaisquer problemas com os cabos ou fios dos serviços que prestam. Temos contratos com cada uma dela e por isso é possível identifica-las”, destacou Silva.

“Conforme o entendimento regulatório, a responsabilidade pela manutenção desta fiação é da operadora Telecom, porém, como a população por vezes não consegue distinguir o que são fios de empresas de telecomunicação e de energia elétrica, podem fazer o registro pelos nossos canais para uma equipe ir ao local avaliar o risco”, informa o consultor de negócios da RGE.

A população também é convidada a informar esses pontos com problemas à RGE para que possa identificar as empresas que tem autorização para utilizar o poste daquele endereço e notifica-las para solucionarem o problema. Para isso, a empresa disponibiliza os canais de atendimento ao cliente da RGE: telefone 0800 970 0900, mensagem para o número 27350 com código de cliente ou ainda pelo aplicativo WhatsApp 51 9955-0002. A Prefeitura também disponibiliza o WhatsApp 51 99910-9500 para as denúncias.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal