Previsão aponta cenário sem chuva para os próximos 10 dias e pode agravar estiagem na região

Olá Jornal
janeiro04/ 2023

A MetSul aponta para cenário preocupante pelo baixo volume de chuva projetado para o território gaúchos nos próximos 10 dias. Predomina no estado o tempo firme com muito sol e tardes de baixa umidade a partir desta quinta-feira, 05. Modelos europeus de precipitação no solo do Rio Grande do Sul, apontam para escassez de chuva pelo próximos sete dias.

O cenário é ruim principalmente para o Oeste, o Centro e o Sul gaúcho. Estas regiões devem ter muito pouca chuva até a metade do mês. Vai chover mais em localidades do Norte gaúcho, mas ainda assim com grande irregularidade.

Na Metade Oeste, haverá o agravante da temperatura muito alta com tardes de forte calor se somando à baixa umidade e escassez de precipitação. Os dados indicam a possibilidade de retorno da chuva de forma mais ampla somente entre os dias 10 e 11, daqui a uma semana, e mesmo assim os modelos por ora não sinalizam volumes altos.Sob este cenário, a perspectiva é de agravamento da estiagem e o cenário pode se tornar crítico em algumas cidades. Além de perdas na produção agrícola, a situação dos rios e da captação de água para consumo humano é cada vez mais delicada.

EMERGÊNCIA

Até o final de semana, eram 23 os municípios gaúchos que haviam decretado situação de emergência em razão da estiagem, de acordo com dados da Defesa Civil. As prefeituras de Joia e Paraíso do Sul foram as últimas a recorrer à medida, na sexta-feira. Do total de cidades, sete já tiveram seus decretos homologados pelo governo.

O decreto de emergência é usado quando o município enfrenta algum tipo de desastre que comprometeu parcialmente sua capacidade de resposta. A aprovação do documento nas esferas estadual e federal é necessária para que as prefeituras recebam benefícios de ajuda humanitária. Também é requisito para que agricultores e pecuaristas das regiões atingidas possam refinanciar dívidas relativas a financiamentos agrícolas.

TEMPORAIS

Venâncio Aires sofreu prejuízos no último domingo, 1º de janeiro, em especial por conta de vendavais. Entretanto o volume de chuva foi baixo, não minimizando os feitos da estiagem no município. O cenário atual é de acompanhamento e algumas localidades do interior já recebem abastecimento para animais com uso de caminhões pipa.

Com informações da MetSul

Olá Jornal