Prefeitura de Venâncio  alerta para aumento de internações por Influenza em crianças

Olá Jornal
junho02/ 2023

A Secretaria Municipal de Saúde constatou o crescimento no número de crianças com Influenza em Venâncio Aires. Em menos de duas semanas foram seis meninos e meninas hospitalizados em razão do vírus. O dado, que corresponde do dia 23 de maio ao dia 2 de junho, preocupa a administração municipal que expõe alerta ao caso.

As crianças hospitalizadas têm idades entre 9 meses e 6 anos e foram diagnosticadas com Influenza A e B. Conforme a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Lili Müller, outro dado de alerta é que dois desses pacientes contraíram duas infecções ao mesmo tempo.

“Estamos percebendo um aumento no número de internações por disfunção respiratória em razão de gripes. Porém, geralmente, quem internava com influenza A e B eram idosos, pessoas com comorbidades. Então, a situação atual tem exigido atenção, pois internações de tantas crianças ao mesmo tempo ainda não tínhamos visto.”

As unidades de saúde do município têm registrado baixa na aplicação de vacinas contra a gripe em crianças. Até o momento, apenas 21,5% do público infantil recebeu a dose. O imunizante protege contra as complicações causadas pelos vírus Influenza, A-H1N1, A-H3N2 e B.

A vacina segue disponível nas unidades de saúde. O Posto Central tem atendimento estendido até as 19h, nas segundas, quartas e sextas-feiras. É importante apresentar cartão de vacinação e documento de identificação.

Desde o início do mês de abril foram registrados 104 casos de Influenza A e 155 de B em Venâncio Aires. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, após o sequenciamento de quatro amostras do vírus A, houve a constatação de H1N1.

Olá Jornal