Prefeitos do Vale do Taquari pedem novos recursos do Governo do Estado para reconstrução

Olá Jornal
novembro21/ 2023

O governador do RS, Eduardo Leite, esteve nesta segunda-feira, 20, na região, para conferir de perto os estragos provocados por mais uma enchente do rio Taquari. Após sobrevoar municípios atingidos, ele reuniu gestores municipais na Prefeitura de Encantado para ouvir as demandas e destacar apoio emergencial na recuperação dos estragos.

Com semblantes consternados, os prefeitos presentes relataram desespero ao perceber que os estragos registrados neste episódio eram tão grandes ou maiores que os da enchente histórica do mês de setembro. “Com a diferença de que, desta vez, nós aprendemos e a população também. Agimos rápido e não esperamos nem a confirmação da Defesa Civil para emitir os alertas e fazer as pessoas deixarem suas casas”, falou o prefeito de Encantado, Jonas Calvi.

Enquanto os gestores relatavam seus problemas em conversa particular com o governador, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, destacou a necessidade da Defesa Civil reavaliar os decretos de calamidade, por se tratar de um novo evento climático, necessitando assim de novo volume de recursos. “O fundo a fundo anunciado é importante, mas ele se trata daquele decreto de calamidade anterior, temos que buscar um novo recurso”, ressaltou.

O representante da Capital do Chimarrão falou ainda da situação da ERS 130, que necessita reinício de obras, solicitou apoio com cestas básicas, horas-máquinas e intercessão com o Governo Federal. Outro ponto demandado pelos gestores refere-se a criação de um programa específico de apoio às empresas que sofreram prejuízo pela segunda vez em menos de três meses.

O governador Eduardo Leite, além de anotar todas as demandas municipais, ressaltou o orgulho, como gaúcho, de estar ao lado de gestores dedicados, que viraram noites empenhados em proteger vidas e reforçar suas comunidades. Ele prometeu reunir sua equipe de governo e retornar, o mais breve possível, com encaminhamentos das solicitações.

DOAÇÕES

A Prefeitura de Venâncio Aires lidera, mais uma vez, uma central de doações para as vítimas da enchente. Os itens solicitados são alimentos, materiais de higiene e limpeza e móveis. O espaço Super Lenz do Parque do Chimarrão está aberto, em horário comercial, para receber as doações da comunidade. Para doações em valores, a Caciva (Câmara de Comercio, Industria e Serviços) está reativando o PIX disponibilizado na última cheia: CNPJ 87.334.496/0001-18 recebe doações de qualquer valor.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal