Prefeitos da região se unem em defesa da cadeia produtiva do tabaco e por mobilização para a Consulta Pública da Anvisa sobre cigarros eletrônicos

Olá Jornal
fevereiro02/ 2024

Os prefeitos da região se reuniram em Santa Cruz do Sul na manhã desta sexta-feira, 02, em encontro oficial proposto pela prefeita da cidade, Helena Hermany. A pauta busca garantir a defesa da cadeia produtiva do tabaco, importante impulsionador da economia do Vale do Rio Pardo, além de ampliar a participação, a partir dos municípios, na Consulta Pública da Anvisa, que discute a regulação dos cigarros eletrônicos. Participações podem ser enviadas até o dia 09 de fevereiro.

A prefeita em exercício de Venâncio Aires, Izaura Bergmann Landim (MDB) integrou a mobilização realizada no Palacinho da Prefeitura de Santa Cruz. Além dela, representantes das prefeituras de Vale do Sol, Pantano Grande, Vera Cruz, Rio Pardo e Sinimbu estiveram presentes. O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke e da Afubra, Marcílio Drescher, também participaram do ato.

Helena ressaltou a importância da mobilização como forma de apontar para a agência reguladora a importância econômica do setor do tabaco, para os Municípios, além de poder gerar novos postos de trabalho e renda no campo, a partir da regulamentação dos cigarros eletrônicos. “Precisamos nos unir nesta pauta, encaminhar participação na Consulta Pública, como forma de mostrar a importância deste setor para os municípios. Os novos produtos de tabaco estão aí e precisam de regulamentação. Se isso ocorrer já temos manifestações de empresas do setor interessadas em realizadas novos investimentos na região,” afirma.

Izaura também destacou o papel do setor do tabaco na economia de Venâncio Aires e a importância da mobilização. “É importante trabalharmos as questões regionais de forma conjunta. Venâncio tem a sua base econômica com o tabaco, e que bom que a prefeita Helena nos convidou para este momento para unir forças nesta pauta tão importante para a nossa gente.”

Os prefeitos devem iniciar divulgação nos municípios para garantir maior participação na consulta pública, buscando garantir a regulamentação dos novos produtos para fumar. A população pode participar enviando posições a partir do site da agência. CLIQUE AQUI

Também é possível encaminhar a resposta em documento físico para o endereço da Anvisa: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/[Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco – GGTAB], SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.

O participante poderá optar por uma de duas opções. A opção 1 com opiniões, argumentos e justificativas. É preciso comunicar se é a favor ou contra a proposta e justificar a sua opinião com argumentos. Além disso, anexar arquivos com referências bibliográficas que subsidiem a sua resposta.

Já na opção 2 o participante sugere alterações no texto da norma e deve escrever a nova redação sugerida com as alterações (ementa) e justificar com comentários.

Olá Jornal