Philip Morris Brasil investe em projetos para o fortalecimento da sustentabilidade de toda cadeia produtiva do tabaco

Olá Jornal
fevereiro28/ 2024

A sustentabilidade é uma forte aliada da produção agrícola, em um mercado cada vez mais exigente de produtos e serviços que agregam práticas sustentáveis. Isso ocorre nas mais diferentes culturas, inclusive, na do tabaco. A Philip Morris Brasil (PMB) amplia suas iniciativas voltadas à preservação ambiental, rentabilidade, segurança e bem-estar dos fumicultores e de suas famílias, para o fortalecimento da estratégia ESG de toda a cadeia produtiva.

Recentemente, a empresa entregou a nove pequenas propriedades, que integram sua cadeia de abastecimento, as Cédulas de Produto Rural Verde (CPR Verde), título de crédito lançado pelo Governo Federal, para incentivar a adoção de práticas de proteção ao meio ambiente em áreas rurais. As propriedades beneficiadas são de Sinimbu, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Herveiras, Gramado Xavier e Barros Cassal, no Rio Grande do Sul.

A Philip Morris Brasil foi a primeira da cadeia produtiva do tabaco a contratar as CPRs Verdes, isso em 2022. O objetivo é aproximar empresas e instituições empenhadas na conservação do meio ambiente e na compensação do impacto de suas atividades dos produtores rurais, que recebem valores financeiros pela preservação das florestas nativas e dos biomas, nos moldes do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Os recursos aplicados pela PMB no projeto CPR Verde visam potencializar a iniciativa que já soma 191 hectares de matas protegidas, reforçando a meta de desmatamento zero da empresa.
Em outra frente, a PMB tem atuado com foco na preservação dos recursos hídricos. Desde 2018, em conjunto com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo e o município de Vera Cruz desenvolve o Programa Protetor das Águas.

O Programa contempla o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), pela proteção das nascentes e margens de rios localizados nas propriedades rurais no município de Vera Cruz. Em 2023, 103 agricultores familiares participaram do Programa, abrangendo 224 hectares de área preservada e 129 nascentes protegidas. Desde o início de sua implantação, o Programa Protetor das Águas já impactou positivamente mais de 23 mil pessoas nas áreas urbana e rural de Vera Cruz. 

O compromisso da PMB em promover a preservação dos recursos hídricos, indispensáveis à vida, levou a empresa a financiar o restauro de sete trechos das margens do Rio Pardinho, rio que abastece o lago que fornece água ao município de Santa Cruz do Sul. O projeto, iniciado em 2023, tem como parceiros a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (AGEPARDO) e a Salix Engenharia Natural, com apoio técnico do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo).

Para 2024, a meta do projeto é diagnosticar mais trechos de rio, definindo as áreas prioritárias para os próximos restauros, com o uso de engenharia natural como técnica de execução. Esta ação está totalmente alinhada ao compromisso da empresa, em trabalhar de forma colaborativa para a preservação do meio ambiente e pela boa gestão dos recursos hídricos, com a integração das partes interessadas aos especialistas, visando resultados de alto impacto. O projeto do Rio Pardinho, além de colaborar com o plano da bacia hidrográfica do Rio Pardo, beneficia toda a população.

SOBRE A PMB
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral.

Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 10.5 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas.

A Philip Morris Brasil atua no País há 50 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 30 de setembro de 2023, 82 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 19.7 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar.

CRÉDITO: AI PMB

Olá Jornal