Pedágio solidário vai marcar o Dia do Cooperativismo em Venâncio Aires

Olá Jornal
julho08/ 2023

O Dia do Cooperativismo é celebrado no primeiro sábado de julho. Entretanto, em Venâncio Aires uma programação especial está sendo preparada para marcar a data, no próximo dia 15. A atividade busca destacar a importância do cooperar e o fortalecimento das parcerias comunitárias. Um pedágio solidário será realizado na manhã do sábado, na sinaleira das ruas Tiradentes e Voluntários da Pátria. A ação é organizada pela Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Sicredi Vale do Rio Pardo, Emater e entidades parceiras.

Os motoristas receberão um kit de produtos produzidos por agricultores familiares, ligados às cooperativas de produtores. “É uma forma simbólica de marcar essa data e destacar o trabalho feito pelas cooperativas. Serão entregues alimentos, plantas e produtos produzidos por agricultores cooperados em Venâncio Aires e na região,” destaca a vice-presidente da Cooprova, Mônica Moraes.

Além dos itens produzidos por agricultores familiares, serão entregues informações sobre o Dia C do Cooperativismo e entidades integrantes dos sistemas de cooperação. “Quem receber o material também será convidado a realizar uma doação em dinheiro para entidades sociais do município. Neste ano foram escolhidas a Casa de Acolhimento e a Paresp. Queremos envolver a nossa comunidade em ações de apoio às entidades do município.”

Os eventos são realizados de forma regional, em um município sede. Em função da pandemia, as atividades foram suspensas. “As cooperativas se reúnem em uma cidades para realizar as programações. É uma forma de agregar informações e divulgar a força da cooperação nas cidades. Em Venâncio Aires estava programado para ocorrer em 2020, mas em função da pandemia foi suspensa. Agora essas ações foram retomadas.”

DIA C
O Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrado no dia 1º de julho. Instituída em 1923 pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a data tem o objetivo de celebrar a união dos povos envolvidos neste modelo solidário de desenvolvimento e negócios. Nascido na Inglaterra durante o século XIX, o cooperativismo surgiu como uma alternativa econômica para pequenos tecelões atuarem no mercado e a organização do grupo foi tão bem-sucedida que acabou se tornando exemplo, devido ao seu sucesso desde o início, sendo estendido para outros segmentos como agropecuária, crédito, transporte, consumo, infraestrutura, saúde e trabalho.

Olá Jornal