Parceiros da Haas recebem mudas de eucalipto e orientação para o plantio

Olá Jornal
agosto25/ 2022

O  Fomento Florestal Haas de Árvores Plantadas inicia a entrega das primeiras mudas para agricultores parceiros do programa. Nesta semana, famílias de Linha Cipó e Linha Cachoeira, região serrana do município de Venâncio Aires – áreas próximas da Haas, em Linha Brasil-, receberam o primeiro lote de mudas de eucalipto. 

O objetivo do Fomento Florestal Haas é utilizar áreas de terras subaproveitadas para o cultivo de eucalipto e projetar um futuro com mais controle sobre a disponibilidade de florestas. 

Além das mudas de eucalipto, cada produtor recebeu orientação técnica da Haas. O auxílio consiste desde a escolha de espécie ideal, planejamento da finalidade do plantio, limpeza da área, preparo do solo, escolha do método de plantio, planejamento de estradas, espaçamento entre as árvores e tratos culturais e controle de pragas e doenças. 

“É importante observar alguns itens na hora de implantar uma floresta de eucalipto, como por exemplo o planejamento das estradas. Esse ponto é muito importante, pois irá facilitar o corte e a extração da madeira no futuro”, explica o técnico do Fomento Florestal Haas, Gabriel Seibt.

Renda Extra

Ambas as famílias que receberam as primeiras mudas da Haas, comercializaram florestas de eucalipto para a Haas e decidiram plantar novamente, visando aproveitar uma área íngreme e subutilizada e garantindo uma renda extra para o futuro. 

Gilmar e a Nazária, agricultores de Linha Cipó, depois de conhecerem o programa venderam 3,5 hectares de eucalipto para a Haas em meados de maio. Após o preparo da terra receberam nesta semana, 4,7 mil mudas para realizarem o novo plantio de eucalipto, desta vez em parceria com a Haas. 

O casal trabalha com a agricultura e o carro-chefe é o tabaco e a erva-mate, comercializada de dois em dois anos. Além disso, cultivam o eucalipto, como uma opção de renda extra e diversificação. “Procuramos plantar o eucalipto em áreas mais íngremes e que para outras culturas não é tão viável”, explica Haupt.

Outra família que recebeu as primeiras mudas da Haas é a Lehmen, de Linha Cachoeira.  Nadir e Helio Lehmen pretendem realizar o plantio das primeiras 1,5 mil mudas nos próximos dias. “A gente pretende ampliar a área ainda neste ano, pois temos uma terra do filho que também tem interesse”, comenta o agricultor. 

Um dos filhos do casal, atua como servidor público e tem o eucalipto como uma renda extra. A equipe florestal da Haas finalizou o corte da área da família Lehmen no início da segunda quinzena de fevereiro. 

As mudas entregues foram desenvolvidas pelo parceiro da Haas e empreendedor de Venâncio Aires, Viveiro Florestal do Batista. Em ambas as propriedades entregues, a espécie é Eucalyptus grandis.

Planejamento: um diferencial para alcançar a qualidade

Ao ser um parceiro da Haas, o agricultor tem a segurança da venda no futuro. A empresa necessita de 500 hectares/ano para suprir a sua demanda de madeira. A partir disso, o projeto se baseia na quantidade de hectares e não no número total de famílias. 

Há quase 50 anos no mercado, a Haas entende que o Fomento Florestal é um projeto contínuo, afinal, o projeto só se encerra na colheita, visto que, indústria e plantador se aproximam estabelecem uma parceria e acompanham o ciclo completo da floresta: plantio, crescimento e colheita. 

No programa a empresa estima que o ciclo entre plantio e colheita deva ser de 8 a 10 anos, variando conforme a produtividade da floresta. Dessa forma, a orientação inicial, do plantio pensado de acordo com a finalidade da madeira, no caso do projeto, torete, é importante para garantir qualidade na floresta e consequentemente maior renda. 

“Com a orientação técnica, o produtor parceiro do Fomento Florestal Haas, tem a garantia de mudas específicas para a propriedade, um plantio pensado de acordo com a finalidade, observando o espaçamento, alinhamento, manejo e planejamento de estradas para facilitar o escoamento da floresta”, frisa o técnico. 

Segundo Seibt, nos próximos dias, mais mudas serão entregues e plantadas, limitados apenas à limpeza das áreas em decorrência do não término da extração. “Temos áreas de corte, após a finalização desse processo, precisamos aguardar a limpeza da área e planejar um novo plantio.”

Sobre o Programa

O Fomento Florestal Haas de Árvores Plantadas é um programa de parceria que oferece a oportunidade de o proprietário de terras rurais ter uma floresta de maior qualidade e produtividade e consequentemente ter uma maior renda e diversificação na propriedade. A Haas tem uma equipe técnica especializada que acompanha cada propriedade fomentada e observa as características peculiares do solo, relevo, altimetria, clima e localização.

O produtor ganha da Haas as mudas mais adequadas para a sua propriedade. Além disso, com a orientação técnica, o produtor tem a garantia de mudas específicas para a propriedade, um plantio pensado de acordo com a finalidade, observando espaçamento e manejo e desde o início um planejamento de estradas para a extração. Com essa parceria, o produtor tem a garantia de uma floresta de maior produtividade e rentabilidade e a Haas tem a certeza de um parceiro de qualidade para suprimentos de madeira.

CRÉDITO: AI HAAS MADEIRAS

Olá Jornal