A série Força do Tabaco destaca a importância da cadeia produtiva na geração de renda no campo e na cidade. Além das páginas do jornal, o conteúdo conta com um podcast em cinco episódios, que busca ampliar as reportagens com entrevistas e participações de pessoas envolvidas no setor e especialistas na área de economia e negócios.
O segundo episódio em áudio foi publicado nesta sexta-feira, 19, e destaca o movimento de empregos gerados após a colheita. O processamento de tabaco nas indústrias garante destaque na geração de oportunidades, e impulsiona a renda.
Neste segundo episódio participam o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins, Gualter Baptista, que destaca a injeção de recursos na economia a partir das contratações no período de safra.
A trabalhadora Sandra Inês Kist, 47 anos, relata sua experiência após 11 safras na indústria de tabaco no município de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul.
Já a empresária Roberta Fischer, comenta o movimento durante os ciclos de venda do tabaco no campo e na indústria, e seus impactos no comércio.
E o economista Silvio Arendt afirma a importância da geração de empregos para o cenário econômico do país.
CONFIRA O SEGUNDO EPISÓDIO: